quarta-feira, 30 de maio de 2018

Cherry blossoms no High Park

Há algumas semanas estava um bafafá nessa cidade por causa das árvores de cerejeira que estavam pra florir (e se iriam florir mesmo por causa do frio atípico que teve umas semanas pra trás), já que elas só florescem uma vez por ano e ano passado não floriram. Inclusive, tem vários sites que acompanham diariamente e postam atualizações de como estão as árvores nessa época e previsões de quando vão florir. Felizmente, esse ano pudemos presenciar as flores, então, fomos checá-las no dia 12 de maio, no lugar das cerejeiras mais famoso de Toronto: o High Park! :D

Tem um caminho no High Park onde tem várias cerejeiras plantadas que é o point. É tanto point, que assim que você sai da estação de metrô High Park tem uma plaquinha indicando o caminho pras cerejeiras. E no dia que a gente foi ainda tinha um chinês/japonês/coreano com um sorriso no rosto trabalhando no metrô cuja função era indicar o caminho pros turistas.

Aviso na saída da estação de metrô sobre o caminho das flores!

Chegando ao parque, mais plaquinhas indicando o caminho!

Mas se ainda ficar dúvida da onde ir, é só seguir a multidão que acha! Tinha muitaaaa gente por lá mesmo!! O que acaba atrapalhando um pouco as fotos e apreciar o lugar. 

Achei a árvore e as flores em si bem bonitas. E quando olha e as pétalas estão caindo, lembra muito filme/desenhos japoneses! Mas não foram as mais bonitas que eu já vi aqui nem no Brasil. Inclusive, acho os ipês de Brasília muito mais bonitos e imponentes (mas talvez seja porque os ipês são as únicas árvores que florescem em meio a seca de Brasília, então, dá um destaque especial, enquanto aqui as cerejeiras "competem" com todo o verde e todas as outras flores e árvores que estão nascendo junto). Na mesma época tinha uma outra espécie de árvore que eu vi aqui em Toronto que achei muito mais bonita, mas não sei qual o tipo dela :( de qualquer forma, como cada um tem uma opinião, aqui vão umas fotos que tiramos no dia pra vocês tirarem suas próprias conclusões (caso não possam estar por aqui num ano que as cerejeiras florirem xD)

Muita gente!!!! <õ>

Passeando por lá!

Flores (essa foto deu trabalho!)

:)

*-*

Não é da cerejeira, mas tá valendo xD

Lago

Árvore que caiu por causa dos ventos

Pessoal curtindo o sol, o quentinho e a paisagem :)

Trem que dá uma volta pelo parque!

Tudo verdinho já *-*

Cisne!!

Cão querendo caçar os bichos tudo!

Ainda não plantaram as flores na mapple leaf...

:D

Parece a foto de um quebra-cabeça que eu montei!

Laguinho!

Foto profissional do Marcel

Foto profissional do Marcel

Foto  profissional do Marcel xD
No geral, é um bom passeio por que o High Park já é sensacional por si só! Mas existem outras cerejeiras espalhadas pela cidade (às vezes ainda mais bonitas que essas do High Park) que às vezes vale mais a pena pra tirar foto, por ter menos concorrência da galera xD

Cerejeira no caminho do meu trabalho!

Até mais,
Mari! xD

sábado, 26 de maio de 2018

Times Square de Toronto (Dundas Square)

Já tínhamos ouvido algumas pessoas comentarem com a gente sobre uma tal de "Times Square de Toronto". Um dia desses fomos a um cinema e, por acaso, era nesse lugar e pudemos ver como é!

Descobrimos que já tínhamos passado várias vezes durante o dia, mas como era de dia, não tinha os outdoors iluminados, então, nem tínhamos noção de que onde estávamos era ponto turístico assim. A "Times Square" daqui nada mais é do que uma pracinha pequena que fica na Younge com a Dundas chamada Dundas Square, ao lado do Eaton Center e com várias outras lojas ao redor. Nunca fui a Times Square de Nova York, mas não achei nada de mais a de Toronto ^^' tudo o que eu sei é que durante o dia é nessa praça que se pega o ônibus que faz o City Tour pela cidade!

Não sei se é frequente, mas enquanto estávamos lá estava tendo tipo um encontro de motoqueiros bem daqueles de filme mesmo. Também tem uma fonte que joga água de vez em quando, mas estava desligada enquanto estávamos lá. E naquele dia em particular ainda tinha um saxofonista numa esquina tocando música. Mas o mais legal mesmo foi perceber que estávamos no centro da cidade a noite tranquilos, sem preocupar em sermos assaltados/atacados por pessoas aleatórias na rua *-* ficamos um pouco por lá curtindo a noite agradável (e não tão fria) e os amigos e depois fomos de metrô embora pra casa :)

Uma fotinho da gente lá pra vocês verem como é!
Até mais,
Mari! xD

quarta-feira, 23 de maio de 2018

High Park

Há algumas semanas os dias tem ficado mais bonitos e agradáveis, então, num fim de semana resolvemos conhecer o famoso High Park. Muitas pessoas já tinham me falado dele, mas eu nunca tinha tido a oportunidade (ou tempo bom) pra ir. Na minha cabeça eu tinha uma ideia de um parque tipo os que tem aqui perto de casa, com quadras de esportes e tal. Eu não estava preparada para o que eu encontrei.

Existem várias formas de chegar lá por ônibus ou metrô. Escolhemos ir de metrô e tem 3 estações (sendo uma delas a High Park) que dão bem na entrada do parque. Só atravessar a rua e já está lá! Só de ter 3 estações que dão pro parque já dá pra ter uma noção que não é pouca coisa... vou mostrar algumas fotos pra entenderem do que eu estou falando:

Trilhas

Mais trilhas

Pessoal curtindo um sol na beira do laguinho

Mais laguinho :)

Área cercada do parque que dá pros cachorros andarem sem coleira

O bom de ir passear com gente nova e diferente na área é que tudo é novidade e eles acabam registrando mais do que a gente teria feito:


Cachorros brincando na água! (e nem era na área reservada pra cachorros!!)

Uns food trucks por lá

Parquinho gigaaaanteeee

Isso tudo no MEIO DE TORONTO, A MAIOR CIDADE DO CANADÁ! É sem noção o lugar!! O dia que fomos estava bem agradável, fazendo cerca de 13 graus Celsius, sem muito vento :) até arrisquei não ir de calça comprida (só até o meio da canela) e foi só sucesso! Fomos com a intenção de fazer um piquenique, então levamos comidas, canga pro chão, frisbee (não sei escrever isso) e bola de futebol americano pra ficar brincando (lá não tem quadra de basquete, que era nossa primeira opção de bola). Fomos eu, Armando e Deveza (nossa visita especial do Brasil xD). Desde que ele pisou no Canadá, começou a atrair brasileiros de tudo quanto é canto pra falar com a gente. E no High Park não foi diferente. Enquanto estávamos olhando a plaquinha da área pra cachorros, vimos que tinha um casal de brasileiros ali perto também e começamos a conversar e acabamos passando a tarde toda juntos! 

Procuramos uma área pra fazer piquenique (lá tem vários lugares pra isso!!) e nos ajeitamos pra comer e jogar e ficar conversando e curtindo o sol! Foi bem legal :D enquanto os meninos estavam jogando frisbee, outros brasileiros vieram conversar com eles do nada!! Ficaram tanto tempo conversando que eu estava até achando que estavam levando bronca por ficarem jogando no meio da galera na área do piquenique!!

Piquenique xD (única foto tirada :( )

Jogando frisbee

Um pouco mais tarde ficamos com vontade de ir ao banheiro, então, levantamos acampamento e fomos procurar um. O mais perto era dentro de um restaurante que tem lá. No caminho, tivemos uma outra surpresa, já que encontramos UM MINI ZOOLÓGICO NO MEIO DO PARQUE!!!! De graça!!!! Mas tinha uns lugares pra fazer doação de dinheiros :)

Canguru pensando na vida *-*

Renas aguardando o Natal pra trabalharem com o Papai Noel xD

Bisões :D

O restaurante é beeem legal e tem uma árvore (falsa, eu acho) dentro. Tem muita coisa que parecia bem gostosa pra comer e uma área pra comer do lado de fora bem bonitinha. Pegamos uma fila básica pro banheiro (acho que todas as pessoas do parque vão lá haha) e acabamos não comendo nada do lugar. Do lado de fora, numa esquina, tinha também uma barraquinha de cachorro-quente e uma de sorvete!

Depois, fomos procurar a Mapple Leaf gigante que tem no chão, onde, pelo que me contaram, eles plantam umas flores vermelhas :D deve ficar bem legal quando tem as flores, mas ainda não tinham plantado quando fomos ver!!

Salgueiro (mas não era o lutador, nem a escola de samba)

Nem dá pra imaginar que um parque desse está no meio da cidade!!

Espaço da mapple leaf (folha de bordo), símbolo do Canadá! E pessoal aproveitando o dia de sol :)

Depois de curtir um pouco a paisagem e o sol, resolvemos procurar onde ficam as famosas cerejeiras do High Park, mas nesse dia elas ainda não estavam floridas. Ainda assim, nos surpreendemos com esse detalhe em uma das árvores:
Desenho no tronco de uma das cerejeiras

No fim, encontramos um campinho de basebol onde estava rolando um jogo de umas crianças e resolvemos parar pra assistir um pouco


Mesmo com tudo isso, ainda faltou muita coisa pra conhecer no parque!! Vi que tinha umas trilhas (divididas em fácil e difícil) e outras partes que não exploramos ainda. Olhando no google maps tive a impressão de que dá pra chegar ao Lago Ontário de lá, mas ia ser uma caminhadinha maior um pouco, então, ficou pra outro dia!


Até mais,
Mari! xD

domingo, 20 de maio de 2018

Curso de inglês para formados em engenharia fora do Canadá - ELT

Fala gente beleza?

Hoje vou falar um pouco sobre o curso de business english para engenheiros que eu comecei a fazer em Janeiro. O curso consistiu em 8 semanas aprendendo a melhorar todo o processo para arrumar emprego e tem a possibilidade de acharem um lugar para fazer placement por 6 semanas para pegar a tão famosa experiência canadense.

Aqui no Canadá eles prezam muito a experiência daqui. Então como que nós Newcomers fazemos? Essa é a ideia principal do curso. Te preparar para conseguir a vaga do placement (ou até um emprego mesmo, por que não?) para daí você conseguir a experiência e a referência canadense (outra coisa que  eles fazem aqui é checar as suas referências de trabalho).

Começou com o currículo (como por no formato canadense, como fazer você pensar fora da caixa para mudar seus accomplishments e objetivos na sua experiência de trabalho), passando pela cover letter (modelos, o que por e o que não por nela) e a entrevista (quais as perguntas mais feitas, como se portar durante a entrevista, até treinar tom de voz eles treinam). Minha turma começou com 20 pessoas, mas no final ficou 16, sendo que 2 arrumaram o placement (estágio não-remunerado para conseguir experiencia canadense) muito rápido.

A escola onde eu tive aula parece aqueles colégios de High School que vemos em filmes americanos, só que estava com uns problemas de reforma. Por exemplo, o aquecedor  da minha sala não regulava, estava sempre no quente. Aí vocês podem dizer que é uma boa né com o frio que estava aqui em janeiro. Nadica de nada. Ficava tão calor na sala que a gente deixava a porta da saída de emergência aberta pra circular o ar.

Minhas aulas eram de segunda a sexta das 9:00 até as 14:30, com um break de manhã e depois uma pausa para o almoço. A maioria dos alunos falavam persa (mais da maioria eu acho) e quase todos eram do oriente médio. Acho que os únicos que não eram fomos eu e uma francesa que resolveu vir para Ontário ao invés de Quebec porque ela não queria ir pra um lugar que falava francês, ela queria o desafio de melhorar o inglês dela.

Achei o curso bem interessante e me ajudou demais tanto na prática do inglês como na enturmação com outras culturas (a hora do almoço durante o curso era legal porque eu via os hábitos alimentares das pessoas de outras nacionalidades e foi bastante interessante). Tivemos ainda que ler um livro para fazer uma apresentação da turma (que eu acabei não apresentando porque consegui o meu placement antes do fim do curso) e um projeto real pra simular o ambiente de trabalho. O meu foi analisar o telhado do prédio da instrutora e ver se era viável utilizar painéis solares pra economizar na conta de luz (mas esse eu também não apresentei por causa do placement).

Obs: Nas conversas que tive com o pessoal lá no curso curiosamtente nenhum conhecia o programa do Express Entry. Todo mundo veio com sponsor da esposa/marido que veio primeiro estudar e conseguiu pegar o visto de trabalho. Segundo eles esse processo que fizemos ia ser muito difícil pra eles de ter a pontuação.


Turma toda conhecendo a Biblioteca no centro de Toronto

Mesa da professora/instrutora

Corredor da escola (notaram os armários tipo os de filme?)

Fachada da escola

Minha visão da sala

Minha excelentíssima ptofessora;instrutora (acabou o curso e eu ainda não sei como chamar ela)

Um pouco do que a gente aprende no curso: no quadro tem perguntas comuns que fazem em entrevistas aqui no Canadá










 E é isso pessoal espero que gostem e que ajude em alguma coisa. Se quiserem mais informações só deixar abaixo nos comentários que a gente responde na medida que soubermos.

See Yah!

Armando

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Buscando visitas no Toronto Pearson International Airport \õ/

No momento do caos que estava as nossas vidas na época da minha mudança de emprego e no fim do estágio do Armando (estou notando uma tendência ao estilo de vida "caos" no processo de imigração como um todo), um amigo estava com uma viagem programada pra passar umas semanas aqui no Canadá (na verdade ele tinha planejado vir estudando, mas acabou desistindo e aproveitou que já tinha comprado as passagens pra passar umas férias por aqui). Foi muito bom poder receber alguém do Brasil aqui, mesmo que a gente não tenha dado tanta atenção quanto queria. Inclusive, o sofá-cama foi aprovado haha

Como o horário que ele veio foi favorável, eu e o Armando conseguimos ir ao aeroporto pra buscá-lo. Então, resolvemos testar os transportes públicos que existem pra isso :) o TTC tem várias linhas que vão pro aeroporto, então, pegamos o metrô até a Kipling Station na linha 2 e de lá pegamos o 192 até o aeroporto. Esse ônibus era no mesmo estilo dos outros do TTC, mas com uma pequena adaptação no meio pra ter espaço pra galera colocar as malas. Não sei se era pelo dia ou horário, mas não tinha taaanta gente assim no ônibus e bem poucas com malas. A vantagem é que como a gente tinha o TTC monthly pass, não precisamos pagar nada pela passagem \õ/ (se não, seria o preço normal do TTC mesmo)

A viagem até o aeroporto foi até rápida. E voltar lá depois desses meses todos que chegamos a Toronto foi bem interessante. Inclusive, quando chegamos tinha algumas áreas reformando no aeroporto que agora já estavam prontas.

Na volta, resolvemos testar o Up Express, um trem que liga o aeroporto de Toronto até a Union Station (com poucas paradas antes de chegar lá). Dá pra comprar as passagens pra esse trem no próprio aeroporto. Uma viagem pra um adulto comprada na hora foi $12,35. Como eu e o Armando temos o cartão PRESTO, colocamos créditos no cartão no próprio aeroporto e o usamos pra pagar nossas passagens, que ficaram $9,25 cada. Quem tem o PRESTO, tem que passar o cartão na maquininha antes de entrar no trem (ou depois, se a estação que entrar não tiver maquininha). E durante a viagem passa uma pessoa pra conferir os bilhetes de pagamento de quem comprou no aeroporto e quem passou o PRESTO na maquinha!! 

No UP Express
O trem do UP Express é muito estilo trem de viagem mesmo, com um espaço enoorme pra colocar as malas e com cadeiras grandes e confortáveis. A viagem foi bem rápida até a Union Station (que já é uma boa recepção pra quem está chegando, tanto pela beleza e arquitetura do lugar, quanto pelo Centro Turístico que tem lá que dá pra pegar várias informações pra vários passeios pela cidade e por Ontário todo!!). Da Union Station pegamos o metrô até em casa :)

Até mais,
Mari! xD