sábado, 25 de outubro de 2014

O que fazer em Atlanta?

Bom... mesmo que eu esteja indo a Atlanta para um Congresso, ainda haverá tempo pra dar uns passeios =) então, estive pesquisando e vou colocar aqui algumas coisas que eu encontrei que parecem interessantes:

Atlanta tem um chamado citypass (como tinha em Chicago), em que eles reúnem algumas atrações e fazem um preço promocional (74 dólares. Se fosse pagar a entrada de cada atração, pagaria 137), caso você decida ir em todas (ou em algumas delas, pelo menos). Pelo que eu estava lendo, ainda tem a vantagem de não pegar tanta fila pra entrar. As atrações cobertas pelo citypass são: Georgia Aquarium, World of Coca-Cola, Inside CNN Studio Tour, Zoo Atlanta (eles tem pandas *____* <3) ou Atlanta History Center e High Museum of Art ou Fernbank Museum of Natural History. Algumas dessas atrações ficam beem próximas, Atlanta's downtown. Próximo a essa região também tem o Parque das Olimpíadas de 96: Centennial Olimpic Park.

Outra coisa que se pode fazer, quando vai a Atlanta, é visitar a Legoland, que é um pouco mais longe e não está coberto pelo citypass. A entrada fica por 19 dólares (quando eu for eu digo se vale a pena  a visita;) ).

Pra quem gosta de história (o que não é muito o meu caso haha ^^'), tem alguns lugares de visitação sobre Martin Luther King: National Park Center e The King Center.

Além disso, também tem os shoppings e outlets. Acho que sempre vale a pena dar uma passada nos outles, os preços são beeeem acessíveis! Imagino que devo passar em algum lugar pra fazer compras, só não sei onde ainda (isso está meio que por conta do pessoal que vai comigo hehehe não me importo muito com o lugar que a gente vá. Só quero encontrar meus tênis a 20 dólares igual em Dells!). Mas achei um site chamado aprendiz de viajante, que tem um apanhado dos shoppings e outles de Atlanta. Achei bem útil!

E uma coisa bem legal, é que o (ou a?) MARTA, que é a empresa que cuida do transporte da cidade, tem uns passes promocionais. Vale a pena dar uma conferida, porque fica bastante em conta. Por exemplo: uma passagem pra uma pessoa custa $2,50, mas você pode adquirir um passe de 7 dias, que permite transporte ilimitado por 7 dias por $23,75. Beeem mais barato!

Tentei procurar pistas de patinação no gelo, mas não encontrei nenhuma próxima dos lugares que a gente vai passar! =/ todas são muito contra-mão (ou ainda não começaram a funcionar, porque não é inverno)

Claro, existem muitas outras coisas pra se fazer em Atlanta (como conhecer o Capitol, o museu do CDC de Atlanta...), mas esse foi um apanhado geral que eu fiz, nas minhas (poucas) pesquisas. Como não terei muito tempo pra passear, não me aprofundei tanto.
Beijos!
Mari =)

PS1: A impressão que eu tive é que Atlanta não é uma cidade tãão turística assim, nem tão famosa. Mas se pesquisar, até que tem umas coisas legais pra se fazer =)

PS 2: um site bastante informativo é o site de Atlanta, que além de falar dos pontos turísticos, hotéis, etc... também fala das atrações que estarão ocorrendo na cidade em cada época do ano

sábado, 18 de outubro de 2014

Visto de trânsito canadense

Quando eu vi que minha passagem passava por Toronto fui logo me informar e vi que tinha que tirar um visto de trânsito pra poder passar pelo Canadá. No começo, me preocupei um pouco com o tempo, se ia dar tudo certo. Mas foi bem rápido e tranquilo!

A primeira coisa que eu fiz foi procurar informações em alguns sites, como o site do governo do Canadá, o site do VSF (empresa responsável pelos CAVs) e o Cidadania e Imigração do Canadá (que é o site onde você vai fazer a solicitação online do visto, em si). Nesse último site tem mil links e perguntinhas que eles pedem pra responder pra saber se você precisa de um visto e qual tipo de visto. Perdi muito tempo lendo mil links nesse site, que me ajudaram bastante, mas também me deixaram muito confusa (era muita informação!)

O visto de trânsito canadense é processado em São Paulo, independente do lugar do Brasil em que ele é solicitado, e não existem taxas pra fazê-lo. Existem 2 opções: fazer a solicitação do visto on line (e mandar pra São Paulo por correio ou pelo VAC) ou ir direto a um VAC (lá eles basicamente preenchem o mesmo formulário on line e pegam os documentos necessários, mas você tem que pagar uma taxa por isso). O VAC é uma empresa terceirizada que presta um serviço para o Governo do Canadá, auxiliando as pessoas no processo de solicitação de vistos. Existem 3 VACs no Brasil: um no Rio de Janeiro (Av. Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices - Hong Kong 1000, Salas 612, 613, 614 e 615 Barra da Tijuca), um em São Paulo (Avenida das Nações Unidas, No 12.551, World Trade Center São Paulo, 18o andar, salas 1809 e 1810, Brooklin Paulista) e um em Brasília (Brasilia Shopping and Tower, Quadra 5, Setor Comercial Norte - SCN / lote sala 1126).

Se você optar por solicitar seu visto online, deverá ir direto ao site do cic. Eventualmente, ele vai te mandar responder a algumas perguntas para ver se você precisa mesmo de um visto  e como aplicar para um visto. Se responder tudo ao que eles perguntarem certinho, eles vão te enviar para este link , para criar uma conta, que vai ser onde você vai fazer upload dos documentos necessários. Nesse link foi onde surgiu minha primeira grande dúvida, eu não sabia onde clicar heheh mas aqui vai a dica de ouro: só ir em "Continue to GCKey" que tudo dará certo! xD é só ir seguindo o que eles pedem (vão pedir criação de ID, senha e perguntas de segurança, que você vai ter que responder sempre que for acessar a sua conta)

Se não me engano, depois de preenchido isso, você vai conseguir acesso a sua conta e lá vai ter a lista de documentos que você tem que preencher ou enviar. Para o visto de trânsito, a lista é essa:

- IMM5257 (formulário que você encontra no site. Só preencher no computador, salvar com o nome que eles dizem, mais ou menos assim: (IMM5257)  (required)  - seu nome e fazer o upload). Como é visto de trânsito, tem uma parte que pede o local que você vai (eu coloquei o endereço do aeroporto de Toronto, que é por onde irei passar). Eles também pedem a data de chegada e saída (coloquei o mesmo dia na chegada e na saída. Eles vão ver as datas direitinho pela passagem que você vai mandar)
- Itinerary sua passagem, pra eles verem quando vocês vão passar pelo Canadá (lembrando que o visto de trânsito é somente para aqueles que vão ficar menos de 48h no país, só estão de passagem porque fazem escala lá). Eu mandei o arquivo que a Decolar.com me enviou com os dados da passagem
- Passaporte eu tirei fotos do meu passaporte, salvei em PDF e mandei
- Proof of valid Visa é a prova de que você tem um visto válido pro país final que você vai chegar (se ele precisar de visto). Como vou pros EUA, tirei uma foto do meu visto americano e mandei.
- Foto digital uma foto sua (fique atento as especificações da foto que tem no site!)
- Schedule 1 se não me engano, esse formulário não é obrigatório de ser preenchido, mas preenchi mesmo assim xD

Todo o contato que eles faziam era por e-mail e atualizações na minha conta do cic. Enviei meus documentos dia 26/09. No dia 27 recebi uma mensagem dizendo que eles tinham recebido meus documentos e no dia 29 eles tinham tomado uma decisão sobre meu visto e queriam que eu enviassem meu passaporte.

Então, resolvi envia-lo pelo CAV (porque achei que seria mais "seguro" do que se enviasse por mim mesma) e paguei uma taxa de mais ou menos 85 reais pelo envio (não lembro o valor exato). O pessoal do CAV foi super atencioso e simpático. Entreguei meu passaporte numa quinta, junto com o email que me mandaram (eles pedem pra enviar o email junto) e me deram um código de rastreio e meu passaporte estava nas mãos deles <õ> na sexta da semana seguinte, recebi o meu visto aprovado \õ/ =D

Se você optar por fazer tudo pelo CAV, acho que os documentos que tem que enviar são esses mesmos (mas os formulários eles tem pra você preencher lá mesmo).

Bom, esse foi mais ou menos o esquema que eu fiz pra tirar meu visto de trânsito canadense! Foi mais fácil e rápido do que eu esperava =) isso foi mais ou menos como eu fiz pra tirá-lo (não lembro muito dos detalhes porque faz um tempinho e minha memória é péssima hehe mas é só seguir as informações dos sites oficiais que dá tudo certo!). Espero que seja útil pra que quem quiser tirar visto de trânsito canadense não fique tão ansiosa e perdida quanto eu fiquei! haha
Boa sorte,
Mari! =)

PS: Acho que qualquer outro tipo de visto canadense pode ser solicitado de forma semelhante, mas aí eu não sei dos detalhes de solicitação heheh xD acho que eles devem indicar o caminho depois de preencher o "Find out if you need a visa"

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Comprando passagens!

Depois que a casa estava garantida, resolvi comprar minhas passagens logo =) na verdade, meu pai disse que ia me dar as passagens de presente, então, não me preocupei muito com isso. Mas estávamos sempre de olho nos preços online e por aplicativos de celular (não sei qual, porque meu celular não é superpotente heheh quem fazia isso era a Thami e ela me falava xD)

Tudo o que eu sei é que por volta de junho/julho foi quando as passagens estavam mais baratas: indo direto pela Delta saia mais ou menos 1800 reais e fazendo escala em Miami pela American Airlines ficava cerca de 1600 reais!! Como nessa época ainda não tínhamos os dias exatos que seríamos liberadas do trabalho, acabamos tendo que esperar, só de olho nos preços.

Infelizmente, a partir de então os preços só subiram (junto com o dólar), sendo que a passagem direta pela Delta chegou a ficar 3300 reais!! <õ> quando chegou nesse ponto, meu pai estava pesquisando passagens pela Decolar.com e encontrou uma pela Air Canada a 1800 reais (2200 com as taxas). E comprou <õ>  agora meu vôo será: São Paulo - Toronto <3 - Atlanta hahaha mas é a vida... tem que aproveitar logo quando as passagens estão baratas! Agora terei que ir atrás de um visto de trânsito pro Canadá <3 (cenas dos próximos capítulos ;) )

Uma coisa que eu não entendi e me deixou meio revoltada: passagens diretas de Brasília para Atlanta  pela Delta estavam mais caras do que passagens de Brasília pra Miami ou pro Caribe pela Delta, mas que o voo passava em Atlanta antes! Justamente o mesmo voo! Vontade de comprar pra esses lugares e acabar ficando por Atlanta mesmo hahaha pena que não pode fazer isso =(

Até a próxima!
Mari =)

sábado, 4 de outubro de 2014

Procurando casa pra ficar em Atlanta...

Claro, a coisa mais óbvia a se fazer após conseguir o visto é encontrar um lugar pra ficar. Só que não hahaha nós já estávamos de olho há algum tempo (desde junho/julho mais ou menos) em passagens e lugares pra ficar, mas as passagens só estavam ficando mais caras (ainda mais com o aumento do dólar) e as casas que a gente tinha visto também estavam ficando mais caras e sem vagas, então, resolvemos reservar a casa logo (já que ainda tínhamos esperança da passagem, quem sabe, ficar mais barata em alguma promoção louca)...

Mas até chegar a essa casa, passamos por vários meses de pesquisa. Então, darei umas dicas aqui =)

Inicialmente, por volta de junho/julho, nós estávamos pesquisando hoteis que ficavam próximos de onde ia ser realizado o congresso, mas que tivessem um preço mais acessível (o que estava bem difícil... e o hotel do congresso era muito caro!). Mapeamos mais ou menos os hoteis da região e achamos uns relativamente bons, de acordo com sites tipo TripAdvisor, mas ainda um pouco caros (com exceção de um motel que era tipo o que os meninos ficaram em Dells por 3 meses, com 2 camas de casal, um banheiro e frigobar, basicamente).

Acho que o TripAdvisor "gravou" um histórico de busca meu e num belo dia, quando abro minha caixa de e-mail, tem um e-mail desse site dizendo algo como "atualizações da semana de Atlanta" e eu fiquei tipo "Como assim? Como ele sabia disso?" hauhauaha mas abri, de qualquer forma. E eis que me deparo com sugestões de casas pra ficar!! Muitoooo mais em conta! E com a vantagem de podermos ficar todos juntos (seremos 6 pessoas lá). No começo, ficamos um pouco com o pé atrás de procurar casas, mas tinham umas com avaliações bastante positivas no site, que ficamos mais animados. Existiam casas de todos os tipos e algumas bem próximas do local do Congresso \õ/

Mas infelizmente o tempo foi passando e a gente ainda não tinha data definida de quando íamos (eu ainda não tinha o visto na época também), então, as casas foram perdendo a disponibilidade ou ficando mais caras =/ foi quando nos contaram de um outro site/aplicativo de celular que foi feito especialmente pra isso, o airbnb. Realmente muito bom o site! Ele é meio que um intermediador entre pessoas que procuram casas e as que as tem pra aluguel em vários lugares do mundo! Vale a pena dar uma olhada! E algumas das casas do TripAdvisor também estavam nesse site =) por fim, encontramos uma perto de um metrô, que pode nos levar para o congresso e que não era tão cara =)

No site você pode procurar o lugar de acordo com a data, número de pessoas. Ele cobra uma taxa quando você aluga algo e, se não me engano, só repassa o dinheiro pro locatário depois que as pessoas ficaram hospedadas (mas a gente tem que pagar antes. Fizemos nosso pagamento por meio do Paypal e foi relativamente tranquilo. Para uma estada de 8 dias, cada um pagou cerca de R$ 585,00 - sim, esse valor é em reais mesmo!!).

Claro que não teremos a mordomia de limparem nosso quartos e banheiro, nem de ter café da manhã pronto e tals. Mas economizaremos muito com alimentação e com o alojamento mesmo, então, pra mim pelo menos, super valeu a pena! =) o dono da casa foi supersimpático quando nos respondeu por e-mail! Só espero que a estadia seja boa (e acho que vai ser sim *_*), mas isso são cenas pros próximos capítulos! ;)

Beijos!
Mari =)