sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia 47: Primeiros filhotes *---*

Quando eu passei de noite com o quadriciclo (umas 9h) lá no ninho que estava pra nascer, eles já tinham nascido D: Mas é tão bonitinho ver os rastrinhos em miniatura dos bichinhos *--* Tinha uns rastros indo pra restinga (porque tem tipo uma empresa de gás na região que deixa um fogo sempre aceso e, mesmo esse fogo estando longe, a luz acaba chegando a praia e desorientando os filhotes que acabam de sair do ninho). 

Eu e o beto seguimos alguns dos rastros e até que encontramos um filhotinho com a nadadeira presa no mato. O beto o soltou e me deu pra segurar e soltar na praia *--* hehehe (depois coloco fotos... aliás, estou devendo muitas fotos). Mas dá mó agonia porque ele demora um monte até chegar ao mar, quando chega lá perto vem uma onda e joga ele de volta pra praia, aí quando chega perto de novo ele é jogado de volta de novo. As vezes ele é jogado de barriga pra cima e é um sacrifício pra ele conseguir se virar de novo hehehe haja energia pra um filhotinho desse conseguir sair do ovo, subir a areia até sair do ninho e depois chegar a praia e entrar no mar '-' Talvez por isso (sem contar os predadores) que de 1000 filhotes só 1 ou 2 chegam a fase adulta.

A gente não pode colocá-lo direto na água porque acredita-se que ele precisa caminhar na areia pra tipo reconhecer o local que nasceu e depois de muitos anos (se não me engano, de 25 a 30, mas não tenho certeza) ele poder voltar na mesma praia pra desovar =)

Depois a gente ainda flagrou uma tartaruga oliva *--* (Lepidochelys olivacea). Se não me engano, é a menor tartaruga que desova no Brasil... e uma coisa que eu achei interessante foi que quando eu medi, ela tinha o casco mais largo que comprido (o Beto disse que é meio comum nessa espécie)

Mas enfim... deixa eu ir agora que a Thais está me enchendo aqui pra gente ir a praia *--* (finalmente um dia de sol e sem vento \õ/ - acho que a tempestade que deu lá longe contou como a tempestade que ia aparecer aqui pro tempo firmar - pelo menos assim espero)
Saudades!
Mari =)

Um comentário:

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)