domingo, 26 de abril de 2020

Oculista no Canadá

Salve meu povo! Voltei aqui de novo pra falar sobre como foi a experiência de ir ao oculista a primeira vez aqui no Canadá.

Pra quem usa óculos sabe que precisamos trocar pelo menos a cada 3 anos por n razões. Como tinha feito meu último óculos pra ficar bonito pro meu casório (2016), tava na hora de fazer um novo.

Pois bem, no shoping aqui perto de casa tem uma ótica que parecia boa e tinha optometrista pra poder pegar a receita do óculos (já que a minha estava velha  e era em português). Foi ai que fiquei surpreso, porque toda a minha vida sempre fui no oftamologista pra pegar receitas. Nem sabia da exixtência da profissão do optometrista aqui no Canadá. Pra quem como eu não sabia disso, a diferença principal entre um oftalmologista e um optometrista é que um oftalmologista é treinado para realizar uma cirurgia ocular. Seja a cirurgia realizada em ambiente hospitalar, por exemplo cirurgia de catarata, ou cirurgia no consultório, por exemplo a laser para retinopatia pós-catarata, glaucoma ou diabético. Mas ambos podem fazer receitas de óculos e remédios pros problemas mais comuns tipo conjuntivite.

Então vamos a um fato interrestante: Estava querendo ir ao oculista desde fevereiro do ano passado mas tava sempre enrolando pra ir. Em Junho fui dispensado do trabalho e tinha 15 dias restantes pra usar o plano de saúde da empresa então fui correndo pra conseguir usa-lo (então fica a dica amiguinhos não procrastinem porque você nunca sabe o dia de amanhã).

Quanto ao processo é bem tranquilo. Fui um dia no mercado (que tambem é no shopping) e voltando de casa passei no oculista pra saber como que fazia. O atendente me explicou que podia marcar a consulta pro optometrita pro dia seguinte ai depois era só escolher os óculos. Então marquei pro outro dia pela manhã pra ser atendido.

Fui atendido pela Dra Cherry Chong (é muito comum asiáticos mudarem o primeiro nome quando vem pra cá por motivos de ser muito complicado/quase impossível às vezes pronunciar o nome deles em inglês). Os exames que ela fez foram os que eu normalmente fazia no Brasil. O adicional que tinha foi um exame de fundo de olho pra saber se estava saudável. A Dra foi muito atenciosa e me explicou tudo sobre todos os exames. O que eu achei bem legal é que,  depois do exame, ela pegou umas lentes do armário e botou em uma armação pra "testar" se meu grau estava bom. Ai quando botei  armação eu tive aquele problema de parecer que o chão estava meio que "flutuando" (tipo quando você fica olhando pra superfície da água). Aí ela na mesma hora pegou outro par de lentes e resolveu o problema. Com a receita em "mãos" (no sistema da loja) comecei o mais difícil: escolher uma armação.

 Depois de muito escolher peguei uma armação mais fina que a antiga, porém feita de aço inoxidável pra ver se dura mais (normalmente os meus oculos já estão pedindo arrego no último ano de uso). Demorou mais ou menos 1 semana pra pegar os óculos e ficou ótimo no meu rosto. 

E detalhe o plano de Saúde particular cobriu tudo desde a consulta até os óculos! 

Até a próxima,
Armando out!
 


quinta-feira, 16 de abril de 2020

Seneca College!

Pois é... acabou que voltei pra sala de aula! Não foi algo muito planejado há longo tempo, talvez uma decisão meio que 'na louca', mas o fato é que tenho feito cursos part-time desde janeiro no Seneca College, pensando em conseguir um diploma em Business em alguns anos. O Seneca é uma das instituições de ensino 'públicas' de Ontario (lembrando que mesmo o ensino superior público aqui é pago... e é ainda mais caro quando se é estudante internacional, ao invés de canadense ou residente permanente), que recebe muitos estudantes internacionais que pensam em imigrar um dia, mas não tem qualificação/pontos suficientes pro Express Entry. O que eu posso dizer até o momento é que é puxado estudar part-time e trabalhar full time de madrugada, mas incrivelmente estou conseguindo sobreviver e já completei duas matérias e estou começando a terceira agora! \õ/

Mas como surgiu a ideia de fazer Business? Há um tempo atrás, abriu uma vaga na empresa que eu trabalho de supervisor. Como ganha mais, me interessei e apliquei. Mas não consegui a vaga. E analisando o currículo da pessoa que entrou, vi que preciso de outro tipo de qualificação, não só experiência na área. Essa qualificação seria um curso de Management ou algo relacionado. Então, a ideia começou a surgir. No entanto, desde que o Armando começou a trabalhar, e eu vi que existem trabalhos decentes, o que foi um dos motivos que o Canadá me atraiu como objetivo de vida (no caso, empregos que pagam bem e que você trabalha menos que 40 horas por semana), vi que não quero mais continuar nessa vida louca que estou agora. Funcinou até o momento, mas acho que está na hora de avançar e mudar um pouco. Mas ao ver outras vagas que eu possa ter qualificação, os requisitos de "necessário fazer hora extra" e "trabalho de fim de semana" sempre eram presentes. Então, percebi que talvez eu tivesse que mudar de área.

Comecei a analisar Colleges que eu teria um acesso fácil de ônibus e acabei chegando ao Seneca. Então, olhei os cursos disponibilizados e fiz uma lista de cursos que me interessam. Ou melhor, revivi a lista do "plano B" do Canadá, que era a ideia de eu vir fazendo um curso anyways, mas adicionei outras variáveis. Na época, eu teria que vir fazer um curso full time e eu queria algo que ficasse mais ou menos na mesma área que eu estou. Eu tinha decidido fazer Biotechnology. Mas agora, depois que a gente já tem uma certa estabilidade financeira, não quero abrir mão no momento, então, cursos full time não são opção. Olhando a lista de part times, vi alguns muito interessantes de meio ambiente, que acho que eu gostaria MUITO de fazer. Mas fui procurar vagas de trabalho, pra ver se teria opções e não tem. Então, fiquei com receio de fazer cursos relacionados e acabar desempregada, ou pelo menos não compensando o investimento. Porque, se é pra fazer pra ficar em área restrita, eu fico onde estou mesmo. Com isso, eu precisava de um curso que abrisse mais portas pra mim e que fosse part-time. A solução mais lógica foi o Business. 

Minha esperança é que quando eu acabe o curso eu consiga um trabalho decente de segunda a sexta me pagando uns $50.000 CAD por ano, pelo menos. Vou conseguir? Não sei. Mas estou ai tentando. As vagas que eu já pensei mais ou menos em buscar são vagas administrativas, contabilidade ou gerenciamento. Nesse último caso, eu poderia até usar minhas habilidades de laboratório e veterinária, então, poderia trabalhar quem sabe como administradora de clínica (já vi vagas nesse sentido), pet shop/hotel de cachorro (várias vagas), ou administradora/gerente de laboratório.

Claramente, não sei muito pra onde ir, mas estou tentando ficar aberta às oportunidades que aparecerem no caminho (e talvez isso entre num ciclo vicioso e por isso eu não sei pra onde ir?). Inclusive, atualmente meu passatempo é "namorar" vagas no indeed e ver o que eu preciso pra me qualificar pra elas. Algumas eu até tento aplicar, mas sem sucesso até agora. É meio frustrante ver que muitas delas (quase todas) pedem pelo menos 2 anos de experiência na área administrativa (eu tento mudar meu currículo pra exemplificar minhas transferable skills, mas não colou até agora). E as que não pedem experiência, geralmente é pra estudante de high school ou de College/Universidade full time, então, eu não consigo aplicar. Nesses dias, dá um desânimo e eu penso se realmente vale a pena o esforço de trabalho + estudo. Mas se não tentar, nunca vou sair da onde estou. Então, preciso me mexer pra algum lugar, e alguma hora a oportunidade certa aparece! Ainda por cima, o Covid chegou pra atrapalhar os planos (ou ajudar a não ter a busy season? ~.^), então, possivelmente o número de contratações diminuiu, enquanto que o número de desempregados aumentou, o que pode dificultar pro meu lado devido ao fato de ter pessoas mais qualificadas a procura de emprego (ou será que estão procurando emprego mesmo? O governo está dando tantos benefícios e eu não vi ninguém que perdeu emprego procurando novo no momento...). Enfim, não sei, mais fica ai a esperança (e o trabalho duro).

Sobre o curso, posso dizer que estou gostando muito, apesar de estar só começando! Acredito que o curso part-time funcione diferente do full time, porque eu tenho total liberdade pra escolher a matéria que eu faço. Na verdade, eu só me matriculo mesmo na matéria que eu to interessada, não precisei escolher nenhum curso em momento algum (se é assim que funciona o part time mesmo eu não sei, mas é o que está acontecendo pra mim). Eu vejo na lista de matérias do curso que eu quero quais que estão sendo oferecidas, vejo os horários disponíveis, clico em "matricular", pago o valor da matéria ($200.00 CAD se for presencial, $300.00 CAD se for a distância). Algumas matérias tem pré-requisitos, então, eu tenho que completá-los antes de poder fazê-la. Uma delas tinha como pré-requisito "inglês nível x", que eu tive que fazer uma prova pra isso (infelizmente, meu CAEL não serviu -.-').

A prova foi beem tranquila, só escrever um texto e um speaking rápido de 3 perguntas. Na semana seguinte já tive o resultado, e fui colocada numa matéria antes da que faz parte do currículo do curso. Apesar de algumas pessoas que eu comentei isso dizerem que isso é só porque o College é uma "máquina de dinheiro", na verdade eu entendi o porque da matéria (pra eu aprender os padrões de escrita acadêmico daqui, como argumentar, como expressar as ideias). E, como desde que eu cheguei eu já estava querendo fazer um curso de inglês mesmo, só juntei o útil ao agradável. As aulas foram super interessantes e eu sempre aprendia algo novo sobre escrita! Apesar de não ser obrigatório pro meu curso, estou planejando fazer a aula de speaking assim que eu tiver um tempinho! Nessa aula em particular só tinha aluno internacional e foi bem interessante ver como os níveis de ínglês eram beeem diferentes, apesar de teoricamente todo mundo ter o mesmo nível.

As outras duas matérias que eu peguei (uma eu terminei e a outra estou na metade) foram onlines. Elas usam uma plataforma específica, onde o professor escreve gruias e informações, você tem que completar atividades a cada semana ou a cada duas semanas (quizzes, discussões malditas e assignments) e é tudo baseado em algum livro texto. O chato  que eu achei até agora é que os livros textos que eu precisei comprar foram caros e difíceis de achar/demoram pra chegar. O primeiro eu comprei no impulso, mas depois lembrei que existem as bibliotecas, e que eu poderia usá-las pra isso (apesar de que eu procurei e esse em particular não tem nas bibliotecas). Já mais esperta, na minha segunda matéria procurei o livro na biblioteca, mas só tinha uma cópia em uma delas e eu tinha que usar ele lá (não dá pra pegar emprestado). Me planejei toda pra ir toda semana lá e fui surpreendida pela incrível notícia de que as bibliotecas fecharam por causa do COVID  -.-' enquanto isso, a aula continua rolando. Então, não tive saída e comprei online de novo. Mas estou esperando até agora ele chegar e a matéria já está quase na metade.

Nisso, tive a ideia genial de criar um site pra aluguel de livros (ou trocas, estilo skoob). Procurei e achei dois sites pra troca, mas nenhum pra aluguel. Mas meu marido maravilhoso procurou mais um pouco e achou dois sites que são exatamente (ou quase) o que eu tinha pensado: o Chegg e o VitalSource! Já estou planejando pra alugar uns livros por ele =D

No começo, achei as matérias online mais complicadas, porque eu não tinha só que aprender a matéria: tinha que aprender a mexer no site!! E isso deu muitooo trabalho! Depois que peguei o jeito, ai foi só alegria. Mas acho que ainda prefiro aulas presenciais, pelo motivo de darem menos trabalho. Minha única preocupação é ir e voltar. E estudar em casa depois. Não tem que planejar nem fica mexendo no site ou dependendo de internet pra funcionar.

No geral, estou achando a experiência bastante positiva (e um pouco estressante/cansativa. Mas já aprendi minha lição e, apesar de querer terminar o curso o mais rápido possível pra poder mudar logo de trabalho, não dá pra pegar duas matérias ao mesmo tempo ^^') e realmente espero que me ajude a achar um emprego melhor no futuro! =D

Até mais,
Mari! xD