quarta-feira, 24 de abril de 2019

Bike novaaaa!!!!! xD

Quando eu morava no Brasil, eu tinha hábito de ir pra residência de bike. Depois que mudei, acabei tendo que vendê-la, mas era algo que eu gostava muito de fazer. E Toronto (e o Canadá em geral, acho que posso dizer), com todas as suas ciclovias, era um grande convite pra eu voltar a fazer isso.

Finalmente tive coragem de gastar o dinheiro pedido! rsrs depois de muito pesquisar entre bikes elétricas novas e usadas, achei a Urban eBike com bons modelos, preços beeem mais acessíveis e relativamente perto de casa! 

Fomos lá um dia no fim da tarde e, depois de rodarmos o quarteirão, descobrimos que a loja de bikes na verdade fica dentro de uma loja de celular e que a pessoa que vende as bikes já tinha ido embora. Mas que se a gente ligasse falando que ia passar lá nesse horário ele esperaria.

Como não gostamos muito de ligar (acho que já perceberam, né?) resolvi passar lá outro dia. Como acabei não indo no THS uma segunda de manhã, resolvi ir lá comprar a bike (depois de transferir os pés de tomate xD).

Fui de ônibus e, quando cheguei fui atendida pelo George, um senhorzinho muito simpático que me falou TUDO o que tinha pra saber sobre a bike e, no fim, me ofereceu um test drive. Eu já conhecia esse tipo de bike (com pedal assistido, em que eu pedalo e ela me impulsiona pra ir mais rápido), então, não foi muita surpresa. Na verdade, fiquei bem feliz que era basicamente igual a que eu tinha no Brasil! =D então, não perdi tempo e já comprei logo! O único problema é que eles não tinham capacete pra vender, então voltei sem! Mas no dia seguinte já passei no Canadian Tire pra comprar um =D

George ainda deu de brinde um porta-celular na bike, então, coloquei meu Google maps e esse foi o caminho que ele me sugeriu:


Muito massa!!


Pose pra foto (última neve de Toronto, em plena primavera!)

*-*

Faixa reservada pra bike

Caminho perto da Finch

Mais uma foteenhaaa

O único ruim é que me deparei com duas partes do caminho alagada, então, tive que voltar e desviar dessas regiões! Mas imagino que quando estiver sem neve derretendo, deve ser muito lindo de passar por aí! Já foi lindo sem estar tudo verdinho, imagina no verão <3

Além de pesquisar os tipos e preços de bikes, também pesquisei sobre legislação. Algumas coisas eu já sabia por ter feito a prova de direção, mas achei um guia de trânsito específico pra bikes, com o finzinho dedicado apenas pras bikes elétricas. Os links são esses:

- Cycling skills: guia com regras, dicas de trânsito, segurança, multas... enfim, tudo o que você precisa saber pra pedalar em Ontário =D


Meu plano agora é ir algumas vezes por semana de bike pro trabalho! São 11 a 13 km (dependendo do caminho) e tenho conseguido fazer em 40 min (o mesmo tempo que eu levo de ônibus, com a diferença que eu não tenho que esperar no ponto). O único problema no momento é que o tempo não firmou ainda, então, já peguei freezing rain um dia na volta (parecia agulhas na cara <õ>) e não pedalei ainda em temperatura acima de 10 graus haha mas nada que um casaco não resolva! Ainda não achei um caminho bonito como esse da Finch pra volta (o Google maps não foi bem sucedido nisso ainda e só me mostrou caminho pelas ruas mesmo), mas ainda assim, é muito bom pedalar!

O mais legal foi a reação das pessoas do trabalho quando eu disse que eu ia de bike. Só uma pessoa ficou animada, as outras me acharam meio doida haha ou acharam que eu ia morrer <õ> mas depois que eu apareci de bike lá, todos acharam muito legal e já recebi vários "nice bike"!!

No geral, a bike é muito boa e eu recomendo muito a loja e sair pra andar de bike pela cidade! =D e se optar por essa loja em especial, pode dizer pro George que a Mariana que recomendou!! ;) talvez ele se lembre de mim!

Uma outra dica de loja que me deram foi a MEC, que, segundo fontes, tem tudo para bikes. Mas a Canadian Tire pra mim não deixou a desejar. Fui lá comprar meu capacete e uma trava, mas já coloquei na lista de desejos um negocinho de encher pneu (aqui você tem que pagar no posto pra usar), luvas e algumas outras coisitas interessantes que eu vi (mas agora, só depois que o cartão virar :P)

Até mais,
Mari! =D 

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Hortinha do Dollarama parte 2: Transferência de vasos dos tomates!

Com o crescimento das plantinhas, chegou a hora que eu estava curiosa: a transferência de vasos! Um dia passamos no Dollarama e comprei o resto dos apetrechos que faltavam: vasos, ferramentas e terra. Também comprei um fertilizante no Canadian Tire e os itens podem ser vistos aqui embaixo:


Escolher o tamanho do vaso foi o mais complicado, porque eu não tinha noção nenhuma e cada lugar na internet dizia uma coisa diferente. Me baseei por uma informação que eu li (não lembro onde, talvez na própria embalagem dos tomates), que eles tinham que ficar a 8 cm de distância entre eles. Se eles tem que ficar 8 cm de distância, então, cada um precisa de 4 cm de espaço. That being said, eu poderia comprar um vaso com 4 cm de diâmetro, certo? Então, esse foi meu parâmetro haha

Coloquei a terra comprada no vaso e comecei a peripécia do transplante. Tentei tirar os pezinhos sem quebrar a raiz. O primeiro eu senti algumas coisas se rompendo lá embaixo logo no começo, então, "desfiz" a terra ao redor dele com os dedos até que ele soltou e eu transferi mega rápido. Os outros foram mais fácil, porque já estavam "soltos". Depois de todos em seus devidos vasos (um deles eu deixei no original, só coloquei um pouco da terra nova junto com a antiga), coloquei o fertilizante e água.

Mais ou menos uma hora depois voltei pra olhar e veio a decepção: estavam todos murchinhos/caidinhos. Achei que iam morrer. Então, fiz a única coisa que eu poderia ter feito: coloquei um moooooonteeeeee de água. Mas muita água mesmo (pros meus parâmetros) e esperei.

Murchinho, murchinho
Acho que não dá pra ver, mas a folha mais baixa estava tocando a terra!

Precisei resolver umas coisas fora de casa, então, deixei as plantinhas já esperando que quando eu chegasse iam estar mortas.

Mas um milagre aconteceu e quando eu voltei elas estavam de pé de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UFA! =D

Exército de plantinhas

UHULL!!

YEY!!


AEAEAEAEAEAEAEAEAE!

\õ\ \õ/ /õ/

Como todo bom experimento científico: tem as datas da plantação e da transferência registradas no vaso haha

Desde então estou colocando fertilizante uma vez por semana (recomendado pelo pacote das sementes) e colocando água todo dia. Teoricamente essa terra era pra segurar mais água e eu não precisar regar tanto, mas acho que como fica dentro de casa, fica bem ressecado, então, eu sempre tenho que colocar muita água.

Como tem 4 plantinhas, minha ideia era colocar as 2 do vaso grande do lado de fora quando esquentasse o tempo e 2 deixar do lado de dentro e ver quem cresce mais/melhor. Coloquei as duas do lado de fora quando começou a fazer 10 graus Celsius, achando que o tempo ia firmar, mas infelizmente esfriou de novo e tive que trazer elas correndo pra dentro. Elas ficaram caidinhas de novo e algumas folhas "queimaram" de frio <õ> depois de uns dias dentro de casa elas se recuperaram (mas acho que não 100%, porque nunca mais ficaram de pé retinhas) e coloquei fora de novo. Mas again as temperaturas caíram e começou a ventar e tive que trazer pra dentro de novo. O crescimento das duas de dentro está mais estável, eu acho.

Inclusive, os pezinhos de salsa estão cada vez maiores e até nasceram mais 3 depois de mais de um mês!! Fiquei bem surpresa com isso. 

Em breve volto com um update de 2 meses de plantações! =D

Até mais,
Mari!

PS: o único porém dos vasos foi que o roxo não é de plástico, é de bambu. Ai em menos de uma semana na janela (que fica um pouco mais frio que o resto da casa) ele rachou!!! Armando fez um remendo com silver tape que está segurando as pontas, mas não recomendo muito vasos desse material. A ideia é muito boa, mas não funciona (no frio, estamos suspeitando)!

PS2: Se vocês forem assistir Shazam! (muito bom, recomendo!), prestem atenção nas cenas do lado de fora e do metrô e aproveitem os cenários da cidade de Toronto! =D Dica: a estação que aparece fica na linha verde/dois ;) 

sábado, 13 de abril de 2019

Legoland - Adults Night

A Legoland do Vaughan Mills tem uma área que chama "Discovery Centre" onde você leva crianças pra brincar de Lego. Felizmente, eles sabem que adultos também tem a criança interior e brincaram de Lego quando pequenos, então, eles criaram a Adult Night: uma noite em que os adultos podem entrar no Discovery Centre sem crianças. Geralmente é uma noite (a última sexta do mês) a cada 2 meses e, por sorte, conseguimos descobrir uma noite dessas antes dela acontecer (tem que ficar ligado no site). Então, claro, compramos nossos ingressos e fomos!

Cada noite tem um tema e dessa vez foi Herois (imagino que graças a Capitã Marvel, Shazam e Avengers saindo tudo por agora). Na hora marcada pra entrarmos, entregamos nossa entrada na porta e fomos. 

SPOILER ALERT: se você quiser ver o Legoland com os próprios olhos, recomendo parar de ler e ir curtir ao invés de saber tudo o que te espera lá dentro! xD

Quando a gente entrou, nos deram um papel com nossas "missões do dia" pra nos tornarmos herois. Basicamente era uma lista de atividades oferecidas que deveríamos completar antes do fim da noite (entre 6 e 9 pm)

Nossa lista de atividades
Depois a gente entra de verdade. Primeiro, passamos por uma área explicando como são feitos os Legos, com mini máquinas e telas interativas. Depois, tem uma área com uma réplica das regiões turísticas de Toronto, todas construídas em Lego. Nessa região tem uma luz que acende e apaga, pra simular o dia e a noite. De noite, tem fotos de artifícios. E ACHO que tem uma cachoeira que simula Niagara Falls, mas não tivemos certeza disso.

Aeroporto sendo atacado pelos vilões do filme do Lego

Não precisa de legenda

=D

Phillips Square


Prédio do governo de Ontario (Queens Park) e Casa Loma

Jogo de Hóckey

Esquadrilha da fumaça?

Dundas Square

Baseball

A cidade de noite

De dia

De noite

Altura em tamanho de lego

Os times da cidade: Hóckey, Futebol Basebal e Basquete =D

O seu peso em Lego

Depois disso, chegamos a um salão grande com cafeteria e várias sub-salas com as atividades: tinha um cinema 4-D (bem divertido, mas com óculos meio ruins - talvez por serem pra criança?), um laser quest (um carrinho tipo trem fantasma, mas quando você entra tem que atirar nos alvos com um laser), um brinquedo de parque de diversão que cada um senta num carrinho e ele gira (não muito rápido) e pode subir e descer (se você pedalar ou a moça apertar o botão) e uma sala de construção de Lego (com um desafio a ser superado). 

Além disso, no salão também tinha uma área de montagem de Lego (especialmente carrinhos pra correr nas pistas disponíveis), Karaokê (mas acho que não estava funcionando bem, porque ninguém estava lá), uma sessão com uma atividade de "tiro ao alvo" (em que a gente tinha que jogar legos gigantes e derrubar as fotos dos vilões no chão), uma atividade de corrida (tínhamos que correr pelo salão pra encontrar os Legos "perdidos" e devolver pra moça) e outra sessão de montagem pra participar da melhor escultura com tema de herois.


Escultura do Armando pra competição

Participamos de tudo o que podíamos e esperamos a votação da melhor escultura, marcada pra 8h20.  Nesse meio tempo, planejamos comer lá dentro (já que eu ia trabalhar depois), mas o café não estava funcionando :( então, ficamos só montando Lego mesmo xd Quando todos se reuniram pra sabermos os vencedores, descobrimos ainda que teria sorteio de prêmios (todo mundo que estava lá colocou o nome na urna pra concorrer), além de prêmios pras melhores pontuações dos desafios!!!!!! (se a gente soubesse antes, teríamos nos esforçado mais!). Incrivelmente, a MESMA PESSOA GANHOU TODOS OS PRÊMIOS DE MELHOR TEMPO! Fiquei chocada! Ai depois de receber os 3 prêmios, o "mestre construtor" falou meio que brincando "agora você pode distribuir seus prêmios com a galera. Mas assim, sem pressão". Ai ele deu um dos prêmios pra namorada/irmã/amiga/acompanhante pro evento e o outro entregou pra mim (eu estava do lado dele)!!!!! =D A pessoa que ganhou o prêmio da escultura fez um Sr. Incrível (copiado da internet)

Depois disso, saímos pra procurar um lugar pra comer. Como o Vaughan Mills estava fechando nessa hora, fomos pro já conhecido McDonalds que fica ali perto pra comer =)

Até mais,
Mari! xD

Ahh! E a próxima sessão de Adults Night vai ser em maio com o tema "Cassino" ;)

terça-feira, 9 de abril de 2019

Hortinha do Dollarama

Na mudança das estações aqui é incrível como todas as lojas mudam tudo o que vendem! Num mês tem um monte de roupa de inverno e decoração de Natal, depois só roupas e coisas de inverno (aquecedores, casacos, lareiras...) e quando você menos espera, a primavera começa a aparecer nas prateleiras! Valentine's Day, St. Patricks Day, Páscoa e muitas coisas outdoor são os primeiros a surgir. Inclusive, muita coisa de jardinagem e afins. Dessa vez, não deixei escapar e resolvi me aventurar na criação de plantinhas.

Como nunca plantei nada, comprei um kit aparentemente simples no Dollarama (equivalente a uma loja de 1.99 no Brasil, mas MUITOOO melhor e mais legal! xD). No que a gente foi tinha 4 variedades... eu resolvi começar por esses dois da marca Total Green: mini tomates e salsa!

Tan tan tan

Minha maior curiosidade era: e a terra? Porque quando eu comprei, o vaso estava aparentemente vazio. Quando abri, descobri o porquê:

Assim que estava quando abri!

Bem diferente!

Segundo as instruções, eu deveria deixar esse pelete de "molho" na água por algum tempo, sendo que para melhores resultados o recomendado era 24h. Então, deixei de um dia pro outro. Mas pouco tempo depois de adicionada a água, o pelete já estava assim:

<õ>

Não lembro se essa foto foi algumas horas depois no mesmo dia ou se foi no dia seguinte!


Depois de crescida a terra, eles recomendam desmanchar e só então colocar no vaso

Tudo pronto pra começar!

Coloquei a terra no vaso e abri pra colocar as sementes. Tinha umas informações no pacote falando pra não comer a semente e que às vezes elas podiam ser tão pequenas que não dava pra ver direito. Então, só abri o pacote e virei dentro da terra. Eles recomendam colocar 0,5 cm de terra por cima. No tomate, acho que ficou mais que isso, mas a salsa, acho que ficou melhor

Depois disso, os dias foram passando e eu regando sempre com o borrifador (outra recomendação do pacote). Mais ou menos 10 dias depois, a surpresa: os tomates deram sinal de vidaaa!!

Uhulll!!! 5 pezinhos!

Uns 3 dias depois, foi a vez da salsa começar a aparecer =D (mas não tenho foto disso :( )

Poucos dias depois, um dos pezinhos do tomate morreu por algum motivo. Já a da salsa, apareceram alguns outros, totalizando 9!

Quando comprei o kit, achei que as plantinhas iriam ficar nesse vaso pra sempre! E isso é válido pra salsa, sendo apenas necessário regar e colocar fertilizante depois de um tempo (quando as plantinhas chegarem a 5 a 10 cm). Já o tomate, o recomendado pelas instruções é transferir os pezinhos quando eles tiverem de 5 a 10 cm pra um pote maior (ou pro chão) com 8 cm de distância entre eles <õ> o tempo foi passando e as plantinhas foram crescendo devagar. Os tomatinhos chegaram no tamanho pra transferência mais ou menos um mês depois de plantados (e a salsa ainda está engatinhando entre 1 e 2 cm)! 

A continuação dessa história fica para um próximo post! =D será que vai dar certo?? Aguarde cenas dos próximos capítulos!

Até mais,
Mari! xD

PS: Eles recomendam colocar o vaso do lado de fora só depois que as temperaturas não forem mais negativas. Como comecei o projeto no último dia de fevereiro, as plantinhas ainda não ficaram do lado de fora. Todo esse crescimento foi dentro do apartamento, só ficando na janela (que é uma região um pouco mais fria que o resto da casa) e pegando luz do sol. Eles dizem que a temperatura ideal de crescimento é de cerca de 21 graus Celsius, que é quanto geralmente fica dentro de casa por causa do aquecedor. O único problema seria a secura, mas até agora, acho que isso não foi um problema!

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Breakout 2019

Ano passado tiveram dois eventos no mesmo dia que eu e o Armando queríamos ir: a Comicon e o Breakout. Esse ano, eles coincidiram no mesmo dia de novo (mas agora acho que não é muito coincidência não e sim porque eles fazem intencionalmente no último fim de semana do march break, o que faz sentido. O problema é que o público-alvo pode coincidir e diminuir as pessoas dos dois eventos <õ>). Como ano passado fomos a Comicon, esse ano resolvemos dar uma chance ao Breakout

O Breakout é um evento especializado para boardgamers e afins... Aparentemente o evento está crescendo e esse ano eles abriram novas sessões. Tinha uma área só pra RPG, pinturas de miniaturas e, claro, boardgames. Isso tanto pra jogar quanto vendedores, criadores, games de teste, torneios (de Pandemic, inclusive!)... O evento aconteceu em um dos andares do Sheraton Centre (hotel muito chique) de frente pro Phillips Square.

O legal é que conhecemos um monte de lojas especializadas em jogar (além da Bliss, 401 Games, Snakes and Lattes e Time Capsule, que já conhecemos e alguns até comentei em alguns posts passados) e já colocamos na nossa lista pra ir conhecer =D (Riddle room que nos aguarde!) tinha um pessoal demonstrando impressões 3D, lojas vendendo souvenirs boardgamers (que não deixamos de comprar) e muitos convidados (que aparentemente são famosos, mas eu não conheço ninguém haha)

Depois de darmos uma volta pelo lugar (não era tão grande nem muvuquento), paramos no salão de boardgames pra jogar. Tinha muitas mesas enormes com muita gente jogando. Alguns tinham plaquinhas (disponibilizadas pelo evento) pedindo mais pessoas pra jogar (enquanto estávamos nos encaminhando pra mesa do Battlestar Galactica outras pessoas foram mais rápidas e chegaram primeiro -.-') ou pedindo pra explicar o jogo. Fomos no balcão e pegamos emprestado o Azul (um jogo que ganhou vários prêmios, inclusive o de melhor jogo de 2018 e que eu estava querendo testar). As pessoas do balcão não sabiam explicar, mas uma pessoa que estava indo pegar outro jogo sabia e explicou pra gente! =D

Depois, fomos almoçar num restaurante ali perto de comida canadense chamado Bannock (bem bom, recomendamos demais) e voltamos pra mais uma rodada de jogos, dessa vez 7 Wonders Duel (está na lista de desejados agora!). Infelizmente depois de algumas rodadas o evento já estava acabando (acabaria mais cedo no domingo), então, não jogamos tanto. Mas mais pro finalzinho chegou uma pessoa pra conversar com a gente, perguntando o que estávamos achando do evento, etc... e então descobrimos que ele era um dos organizadores (supersimpático) e falou que faz parte do grupo Toronto Area Boardgaming Society e que eles sempre organizam jogatinas e eventos de tempos em tempos =D onde? Pertinho da nossa antiga morada -.-' (mas nada que um metro/ônibus não resolva)

Única foto do dia (com meu suco diferente =D) - porque a gente se diverte tanto que não tem tempo de tirar foto :'D

O legal é que o evento era um evento inclusivo e eles disponibilizavam adesivos pras pessoas que queriam ser identificadas como "he" (ele) ou "she" (ela), além da presença do Toronto Gaymers

Outra coisa que foi muito legal <3 foi que quando pedimos informação pra um moço (super gente boa) de uma barraca, ele não sabia nos informar, mas foi andando com a gente até a recepção pra tentar achar a resposta. Coisas de Canadá que ainda temos que absorver o aprendizado pra começar a agir igual =D

Comparando Comicon e Breakout: apesar de serem eventos diferentes, achei o Breakout beeeeem mais interessante e divertido (e menos muvuca) que a Comicon!

Até mais,
Mari! xD