Acho que já comentei aqui em outro post, mas vou comentar de novo porque este post vai ser específico para este assunto. Quando chegarmos ao Canadá como Residentes Permanentes não teremos direito ainda de usar o OHIP (Ontario Health Insurance Plan, ou plano de saúde público de Ontário). Só seremos aptos a pegar o cartão deles após 3 meses no país. Portanto, precisamos contratar um seguro de saúde privado para cobrir eventuais despesas médicas para os 3 primeiros meses (no site deles é meio confuso com relação ao tempo, mas funciona assim: assim que chega ao Canadá, começa a contar o tempo. Até pode dar entrada assim que chega no OHIP, mas a cobertura só começa 3 meses depois. Aí depois desse período, você tem que ficar em Ontário por 153 nos próximos 183 dias, para não perder a cobertura - imagino que seja pra eles terem certeza que vai continuar morando em Ontário mesmo).
Como não estamos aqui pra inventar a roda, obtivemos muitas informações valiosas e úteis nesse post do casal nerd sobre como eles fizeram com o seguro deles (então, se você por acaso quiser informações completas e detalhadas de como fazer pra contratar, sugiro ler o site deles. Aqui só vou relatar minha experiência - que é o objetivo do meu blog). Antes de descobrir essas dicas eu já tinha dado uma pesquisada e me senti meio perdida com relação a tanta variedade de seguros e seguradoras. Cheguei a olhar alguns orçamentos, mas achei muito confuso!
Segundo as informações do casal nerd, pra gente que está indo como residente permanente existe um tipo de seguro específico: o Inpatriates Insurance (que eu nunca tinha ouvido falar). Pelo que eles dizem, ele atende melhor nossas necessidades e ainda sai mais barato do que muito seguro pra turista! Outra coisa que eles recomendaram foi contratar direto com a empresa canadense (mesmo se ela tiver uma filial aqui), do que contratar por uma brasileira. Eles recomendaram a Allianz que, pelas pesquisas deles, era a mais em conta. Então, tentamos logo entrar em contato com essa empresa.
Primeiramente, mandamos um e-mail, já que nem eu nem o Armando gostamos de falar no telefone e ainda mais em inglês, sem ter praticado há tanto tempo. Mas a resposta do e-mail foi que devíamos ligar que um dos atendentes ficaria feliz em nos ajudar -.-' então, passamos a semana tomando coragem e finalmente hoje decidimos ligar!
O telefone da Allianz é tipo um 0800 do Canadá. Então, colocamos crédito no Skype para podermos ligar para o exterior usando o Skype e ligamos (acho que deve dar pra usar o telefone normal também, mas preferimos arriscar pelo skype).
De qualquer forma, primeiro vem a secretária eletrônica perguntando se queria atendimento em inglês ou francês (me senti muito como se tivesse na prova do IELTS de novo haha). Depois de escolher a opção, ela faz outra pergunta tipo digite 1 pra x, 2 pra y, etc... não entendemos todas as opções de primeira. Aguardamos e a moça repetiu a mensagem e também não entendemos -.-' esperamos novamente e a mensagem mudou e logo em seguida uma moça humana (super simpática e prestativa, por sinal) nos atendeu.
Eu expliquei nossa situação e ela falou que o melhor pra gente era o Inpatriates Insurance, que ele cobre até 100.000 CAD em gastos médicos, pegou nossas informações (nome, idade, endereço no Canadá) e disse os valores! Da primeira vez eu não entendi bem os números, mas perguntei a forma de pagamento e ela disse cartão Visa, Master. Aí eu disse (ou tentei dizer hahaha) que teria que liberar com a empresa do cartão pra poder fazer a transação e ligaria depois. Ela disse que tudo bem, que estava tudo salvo no sistema, era só eu dizer meu nome quando ligasse lá de novo e só pagar. Além disso, me passou o número de protocolo. Aí, pra tentar entender os valores ^^' eu perguntei qual o total certinho. Ela disse novamente (two hundred eighty two, 282 CAD, pra uma pessoa), que a minha cabeça entendeu 2.082, dando um total de 564 CAD (five sixty four, que eu entendi 4164 - four sixteen four -.-'). Agradeci e desliguei o telefone, achando estranho esses valores altos, porque todo mundo que foi disse que era barato.
Então, mandei mensagem no grupo sensacional do whatsapp pra pós-ITA e eles acharam estranho os valores, até que caiu a ficha e eu entendi os valores certos (sabe quando você não entende o que te falam de primeira e um segundo depois faz sentido? Então... hahah). Aí sim fez sentido e o valor de 564 dólares canadenses foi exatamente o valor que as outras pessoas pagaram (que dá mais ou menos 1800 reais pra duas pessoas por 3 meses!!). UFA! Foi um alívio, porque ia ser uma facada se fosse 4.164 dólares <õ> depois de rir muito da minha confusão (e de passar vergonha no grupo hahaha) agora é pedir pra liberar o cartão pra poder pagar isso e fechar mais esta etapa! (depois veio o "trauma" de ter cometido um erro bobo assim -.-' mas é uma oportunidade de aprender a não ser perfeccionista e diminuir a auto-cobrança! Afinal, ainda não estamos praticando inglês. E todo mundo passa por situações assim de vez em quando hehehe às vezes, até mesmo na língua materna não dá pra entender! Vira história pra ser contada! E foi bom pra rir um pouco xD). Mas fica o pensamento: de que adianta tirar 9 no ambiente controlado do listening do IELTS se na primeira situação na vida real não consegue entender números? -.-' hauhauhauahuah por outro lado, se eu soubesse menos, talvez não entenderia nada no telefonema, então, pode ter sido bom não ter entendido só os números (pensamento positivo!) =D
**Atualização em 26 de novembro de 2017: depois que contratamos, deveríamos ter recebido um e-mail da Allianz com nosso cartão, contrato, etc... mas até o dia seguinte não recebemos (sendo que outras pessoas receberam no mesmo dia. Acho que anotaram meu e-mail errado). Então, mandei e-mail pedindo essas coisas e eles me mandaram tudo! Aí uns dias depois notamos que o sobrenome do Armando veio errado no cartão. Mandamos e-mail de novo e eles nos enviaram os documentos com o sobrenome correto :D
**Atualização em 26 de novembro de 2017: depois que contratamos, deveríamos ter recebido um e-mail da Allianz com nosso cartão, contrato, etc... mas até o dia seguinte não recebemos (sendo que outras pessoas receberam no mesmo dia. Acho que anotaram meu e-mail errado). Então, mandei e-mail pedindo essas coisas e eles me mandaram tudo! Aí uns dias depois notamos que o sobrenome do Armando veio errado no cartão. Mandamos e-mail de novo e eles nos enviaram os documentos com o sobrenome correto :D
Pensamentos aleatórios a parte, hoje entrou outro bicho de noite pela nossa janela! Dessa vez foi um gato!!!<õ> Acho que vamos parar de dormir com a janela aberta desse jeito ~.^ hahaha o negócio é que eu moro no primeiro andar e não tem nenhuma árvore por perto pra ele ter subido até aqui, mas tem um pequeno batente por fora. Pensamos que ele poderia ter vindo andando por ali de outro apartamento e devolvemos ele pra fora, na esperança de que ele voltasse pra casa. Qual foi nossa surpresa quando o dono apareceu no outro dia com uma escada pra tirar o gato do batente (coitado, passou a noite fora =( )!! E nossa surpresa maior foi em saber que o gato era de uma pessoa do segundo andar do meu prédio!! <õ> como ele veio parar aqui continua um mistério!
Até a próxima epopeia,
Mari =D