terça-feira, 10 de abril de 2012

Custos da viagem!

Decidi fazer um post sobre uma coisa muito importante ao longo de todo o intercâmbio: dinheiro!! =) acho que é uma das maiores curiosidades do pessoal que vai, porque não tem muuita noção do gasto total e do quanto ganha lá e tal, então, vou fazer baseado na minha experiência (obviamente hehe)

Vou colar a tabela que a minha agência (IE intercâmbio) colocou na minha área restrita:

Referente a...
Valor $
Câmbio
USD
» Taxa de embarque
621,81
1,89
329,00
Taxa Extra » Pagamento da Pref. de viagem
576,45
1,89
305,00
Taxa Extra » Taxa SEVIS - Validação de Visto J1
35,00
2,06
35,00
Programa » Placement
1.351,00
1,93
700,00
Taxa Extra » Embassy Fee
150,00
1,75
85,71
Programa » Placement
4.012,75
1,75
2.293,00

Os pagamentos mais recentes (ou seja, mais para o fim do ano passado) estão na parte de cima da tabela... embaixo, são os pagamentos mais velhos

Algumas explicações (de baixo pra cima):
- Programa Placement: primeiramente, eu tinha aceitado ir no programa de self placement (que é o valor mais embaixo da tabela... e que era o mais barato, se comparado com o job fair ou o placement)
- Embassy Fee: A taxa de 150 reais eu não me lembro o que era xD mas eu paguei junto com o valor do programa todo
- Programa Placent 2: com o passar do tempo, eu não estava conseguindo arranjar emprego de self e surgiu a oportunidade de mudar pra placement, pagando mais 700 dólares (se eu tivesse ido de placement desde o começo, acho que ficava cerca de uns 300 dólares a mais, no máximo).
- Taxa SEVIS: necessária para a embaixada (não lembro o porquê, exatamente heheh ^^')
- Preferência de viagem: como a passagem até Miami estava inclusa no pacote, eu podia escolher pagar um pouco mais para ter um trecho adicional e desembarcar mais perto da onde eu ia trabalhar (no caso, Wisconsin), ao invés de comprar lá na hora (existem outros meios de transporte, como o trem, que dá pra ir, só que aí tem que comprar separado). Eu escolhi desembarcar direto em Madison (que é a capital de Wisconsin e ficava cerca de 1h da cidade onde eu ia trabalhar), mas tinha váárias opções (inclusive, tinha como escolher o aeroporto que eu queria sair daqui do Brasil)
- Taxa de embarque: bem... é a taxa de embarque '-' hehehehe xDDD

Facilitando a vida de vocês somei os valores: 6747,01 reais (ou 3747, 71 dólares). Além desses valores, ainda tive que fazer um depósito daqui do Brasil de 150 dólares pra confirmar o aluguel da nossa casa lá com a Renne (esse pagamento eu fiz pela Western Union numa casa de câmbio. Deu um pouco de trabalho e dor de cabeça, mas consegui heheh). Além disso, a agência recomendou levar comigo de 1000 a 1200 dólares para gastos iniciais (levei 1000 dólares em dinheiro e 200 num cartão internacional que a gente fez no aeroporto mesmo, logo antes de embarcar - isso que dá deixar pra última hora =P)

Quando cheguei lá, tive muitos gastos logo de cara (os mais caros) <õ> primeiro, porque não levei quase nenhuma roupa (já que é a recomendação de todo mundo que já foi, e a minha também: lá é tuudo muito²² mais barato. Não compensa muito levar roupa daqui, a não ser que leve algumas roupas com o intuito de sobreviver aos primeiros dias - ou até o primeiro pagamento, que é cerca de 2 a 3 semanas depois que você chegou - e depois, deixá-las por lá mesmo). Além disso, ainda tem os gastos com comida e produtos de limpeza (e outras coisas que por acaso queira comprar pra casa, se ela não tiver tudo o que pode ser útil) e com o carro (dividindo por 5 pessoas um carro, o pessoal da minha casa acabou pagando cada um 360 dólares - tiveram que pessoas que pagaram menos, mas onde nós compramos, o carinha dava todo o apoio pra gente e se tivesse problemas, podíamos ligar que ele arrumava de graça - e nós tivemos problemas... assim como os outros. Mas alguns, não tinham assistência grátis). Além disso, tivemos que pagar o aluguel (que era semanal) umas 3 vezes, antes de receber o pagamento (que era a cada duas semanas). Mas no fim, consegui deixar meus 200 dólares do cartão sem gastar (para o caso de uma emergência - que de fato surgiu mais pro meio do intercâmbio, mas enfim), mas também quando recebi o pagamento, não tinha nenhum dinheiro comigo, praticamente (dependendo do quanto de roupa e coisas "desnecessárias" comprar antes, 1000 dólares não dá. Eu comprei o que era estritamente necessário pra época)

Agora falando dos recebimentos. Meu salário era de 7,75 dólares por hora (sendo que o Kalahari tem um esquema que se ficasse até o final do programa receberia 0,25 de bônus por cada hora trabalhada). Em cada pagamento, eu recebia cerca de 500 dólares (a cada 2 semanas), às vezes um pouco mais, ou um pouco menos, dependendo da quantidade de horas trabalhadas. No total, eu recebi 3299,47 dólares (sendo que 286,56 foram descontados de taxas, que, teoricamente, no fim desse ano, receberei de volta), já contando com o bônus, que foi de 101,42. Além disso, também ganhei de 200 a 250 dólares de gorjeta. Mas que fique bem claro que o meu salário de housekeeping (camareira) era um dos menores de lá... os lifeguards recebiam 1 dólar a mais por hora e conseguiam fazer horas extras (eu, não). E outra coisa: trabalhar em dias de feriado (tipo natal e ano novo), recebe um pouco mais por hora ;)

Além disso, antes de ir embora, recebi de volta os 150 dólares de depósito da casa (porque ela estava inteira, limpa e sem problemas quando fomos embora =) ) e mais 200 dólares, por vendermos o carro de volta para o dono ;)

Não voltei com taanto dinheiro (recebi meu último pagamento aqui no Brasil, assim como o bônus. Acho que quando cheguei, trazia uns 300 dólares comigo, mais ou menos), mas tem que pensar que lá você compra coisas muito, mas muito mais baratas que se fosse comprar a mesma coisa aqui. Isso inclui sapatos, roupas e eletrônicos! Então, meio que dá uma "margem de lucro" por assim dizer... porque se fosse comprar as mesmas coisas aqui, gastaria mais...

Esses foram meus gastos e recebimentos da minha viagem, de uma forma resumida. Espero que tenha ficado claro pra quem quiser ter uma noção!!
Beijos!!
Mari =D <3 <3 <3 <3 <3 <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)