segunda-feira, 17 de julho de 2023

Hortinha - verão 2023

 Depois de 3 anos tentando plantar em vasos e 2 anos na lista de espera, finalmente recebemos retorno de uma das nossas aplicações pra usar um pedaço de terra pra plantar!! Uhull!!

Aqui em Toronto existem vários espaços com community gardens em que você pode "alugar" um espaço pra plantar o que quiser. Alguns são organizados pela prefeitura e alguns são organizados por associações de moradores, universidades, escolas, etc... Nós conseguimos uma vaguinha em um desses que tem perto de casa e, com algumas ajudas extras pra tirar erva daninha e plantar, modéstia a parte, estamos mandando muito bem (e ouso dizer que somos o melhor plot entre os plots do nosso community garden)!

Optamos por uma variedade de frutas, verduras e legumes pra ver no que dava. Dessa vez, comprei mudinhas. Não plantei nada da semente (até porque, não tive muito sucesso com a germinação esse ano. Além de ter começado tarde, por ter tido a resposta do plot só em abril). Mas achei que a estratégia de comprar mudinhas foi só sucesso e pretendo seguir com esse plano no futuro.

Plantamos algumas flores (petúnias e lavanda); morango, uva e melancia (depois que plantamos descobrimos que precisa de 3 metros pra crescer haha não temos todo esse espaço, vamos ver no que que dá!); salsinha, manjericão e cebolinha (compramos errado porque na placa dizia que era alho-poró. Só vimos que era cebolinha mesmo quando fomos plantar); tomate, alface, abobrinha, beterraba, cenoura, batata e cebola. Até agora já colhemos alface e morangos, mas já temos flores de abobrinha e tomates crescendo!


Limpeza do terreno no final de abril

Final da arrumação


Fazendo os canteiros em maio


Começo da plantação


Final dos canteiros e primeira plantação


Já com a cerca, o mulch e alguma organização em junho!

Em crescimendo!

Morangos com flores

Alface gigaante!

Uma das colheitas de alface!

Força tarefa mata-mato e julho!

E assim que está agora!

Não vou negar, o trabalho é enooorme! Já passamos por alguns perrengues (de ir lá cuidar no meio da chuva, ou da época que a mangueira quebrou e tínhamos que regar com regador). Mas estamos muito orgulhosos do nosso trabalho! Eu e o Armando revezamos a cada dois dias ir lá pra regar e tirar algumas erva daninhas. Mas ainda assim, elas deram a melhor e em julho fomos numa outra força tarefa pra tirar tudo! Também colocamos mulch (que ajuda a proteger o solo, manter nutrientes e não deixar as erva daninhas crescerem) e pedras no caminho, pra tentar dar uma segurada. Tem até chovido relativamente bastante, o que ajuda a gente a não ter que ir com tanta frequência regar. Pesquisamos bastante sobre plantas e hortas, mas ainda assim temos muito o que aprender. E muito do que estamos fazendo é experimentação e tentativa e erro (tipo a melancia hehe). Vamos ver no que que dá! Até quando fomos comprar as mudinhas, nos empolgamos e compramos um pé de blueberry. Mas aí não tinha como plantar no nosso terreno limitado porque ia crescer muito e fazer sombra nas outras plantas, então, demos pra uns amigos que moram em casa. E eles já nos mandaram fotos de blueberries prontos pra comer 😍

Alguém levou um drone lá e tirou uma foto aérea da área de hortas!! :D fiquei impressionada nessa foto, como a gente está rodeado de floresta! Estou surpresa que nenhum coelho comeu nada ainda! Os únicos animais que vimos até agora foram cobras (que tanto de cobra que eu vi esse ano já, pelamor!), passarinhos e ratinhos (inclusive tínhamos um ninho de ratinhos no nosso plot no nosso primeiro dia. Quando descobrimos, a mãe correu e deixou os filhotes >.< tentamos mover os filhotes pra onde a mãe correu, mas não sabemos se sobreviveram)!

Até mais,
Mari!

PS: desde quando tem essa opção de adicionar emojis aqui?? Oo

PS2: eu acho muito louco esse projeto de horta comunitária aqui, considerando que só temos alguns meses plantar no ano! Imagina se tivesse algo parecido no Brasil, que dá pra plantar o ano inteiro dependendo do lugar, o tanto de comida que não poderia ser produzido pra consumo local? Ou mesmo se as pessoas fizessem isso no próprio quintal ao invés de cimentar tudo? O tanto de terreno baldio que poderia ser usado pra algo mais produtivo? Imagina se tivesse incentivo do governo pra isso? Associado com trabalho de ongs pra alimentar morador de rua ou pessoas de baixa renda?? Ou mesmo a própria família fazer pra reduzir custos com comida? As possibilidades são infinitas!

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Prova do PEBC para Pharmacy Technician

Em abril eu fiz a tão esperada prova de certificação pra me tornar Registered Pharmacy Technician em Ontário, o PEBC!

O PEBC é um exame nacional pra avaliar candidatos pra Pharmacy Technician. Ele é dividido em duas partes, o MCQ, que é a parte teórica, e o OSPE, que é a parte prática. As duas provas são feitas em dias diferentes com mais um menos uma semana de diferença. Mas você não precisa fazer as duas na mesma leva, pode fazer uma agora e a outra numa próxima oportunidade. Só tem que ficar ligado que elas só são oferecidas duas vezes ao ano, então, a disponibilidade é limitada. Além disso, depois que começa o processo de certificação, cada etapa tem uma data de validade (de 2 a 3 anos), então, depois que começa o processo, não dá pra levar 10 anos pra tirar a licença.

Minha preparação para as provas foi rever todo o material das minhas aulas, menos a parte de legislação, porque essa é outra prova que eu já tinha passado, mas ao mesmo tempo focando no Scope of Practice do que um Pharmacy Technician pode fazer. Além disso, comprei os cursos preparatórios do PharmAchieve. Pro MCQ eles oferecem um banco de dados de questões simuladas da prova com explicações pra cada resposta. Achei bem bom no sentido de praticar a prova, especialmente por causa dos cálculos e das explicações. Porém, algumas questões eram muito overpower. Eu lia e falava "nossa eu não aprendi isso" e ficava preocupada do meu curso não ter sido bom ou algo do tipo. Mas, depois de passar a prova mesmo, não é nada muito complexo e o que eu aprendi no curso foi mais do que suficiente pra prova. Pro OSPE eles oferecem várias questões pra você praticar você mesmo, além de vários vídeos mostrando situações e duas aulas pra você praticar com o instrutor. Eu achei essencial pra me sentir mais confiante e me ajudar a passar!

O MCQ eu fiz no próprio centro de provas que tem em Toronto, mas dá pra fazer online de casa ou em outros lugares pela província. Foi uma experiência interessante, porque é menos burocrático que as provas de concurso no Brasil. Você chega, mostra sua identidade, eles passam as instruções, revisam se você não está entrando com nada que não pode e te colocam no computador. Você faz a prova numa sala com outras pessoas, mas tinha gente fazendo outras provas que não a do PEBC enquanto eu estava lá fazendo o PEBC. A prova é toda de escolher a opção correta e no site eles oferecem sample questions que são bem similares ao que acontece no dia da prova.

Quando eu fui me cadastrar pro OSPE eles deram a opção de escolher 3 ou 4 localizações diferentes.  Um mês antes da prova eu recebi um email dizendo pra onde que eu ia de verdade. Como dessa vez não tinha a opção em Toronto, escolhi fazer em Waterloo, London ou Ottawa. Acabou que fui mandada pra Waterloo. A prova aconteceu na faculdade de farmácia de lá. Eles só deixam entrar no prédio na hora da prova mesmo. Ao redor não tem muita coisa e, no dia que eu fui, estava chovendo, então ficamos esperando em fila pra entrar no prédio. Depois que entra, eles dividiram os candidatos por andar, você coloca o que não pode levar num saco de lixo e deixa com eles (diferente do Brasil que quando faz prova coloca naquele saquinho que lacra e fica com você) e fica sentado esperando mais instruções. Nessa hora você pode ir ao banheiro se quiser. No geral, eu achei que o tempo de espera entre cada seção da prova muito longo. Eles poderiam reduzir facilmente o tempo se tivesse menos espera e andanças pra lá e pra cá entre cada sessão. Mas, de qualquer forma, foi mais ou menos o que eu esperava com um vídeo pra ser analisado, uma sessão de questões não interativas e uma sessão de questões interativas. No site também tem sample questios que representam bem o que acontece na prova.

Um mês e meio depois eles liberam o resultado das duas provas no site. Uma semana depois você também recebe por e-mail. Felizmente, eu passei nas duas, finalmente finalizando meu ciclo de estudos e provas \õ/ mas, se não passar, é possível refazer até 2 vezes. 

Alguns dias depois que passa a prova, o seu login no site do OCP muda pra "aprovado" Quando todos os pre-requisitos estão como "aprovado", você entra em contato com o College que quer finalizar seu processo de licença, paga a taxa e, em alguns dias, eles te mandam um e-mail confirmando que você é oficialmente um Pharmacy Technician! :D

Até mais,

Mari! xD