quarta-feira, 22 de junho de 2022

Pedido e Analise da minha ATIP para o processo de cidadania!

 Devido a falta de resposta do nosso segundo webform, resolvi apelar pro ultimo recurso que eu conhecia: pedir a ATIP (Access to Information and Privacy). Basicamente, a ATIP e um documento garantido pela lei de privacidade em que voce pode requisitar informacoes que o governo tem posse, podendo ser informacoes do governo em si ou informacoes pessoais que o governo esta em posse. 

Eu ja tinha ouvido falar da ATIP pro processo de Residencia Permanente, mas nao sabia que era possivel pedir pra cidadania tambem. Depois de pesquisar, vi que era possivel sim, entao nao perdi tempo em pedir! :D Geralmente a ATIP eh pedida quando o processo eh negado, porque ai a pessoa consegue saber o motivo exato do porque foi negado, mas em alguns casos tambem se pede quando o processo esta atrasado, pra saber a quantas anda! Tudo o que tem que fazer pra requisitar a informacao eh estar no canada, ser PR ou canadense, preencher o formulario com as informacoes que quere pagar $5.00 CAD. 

Existem varios boatos acerca da ATIP: alguns dizem que se pedir, atrasa o processo, enquanto outros juram de pe junto que o processo so foi finalizado porque pediram a ATIP (e o pessoal da imigracao meio que 'lembrou' que o processo que estava esquecido, existe). Obviamente eu estava com esperancas de que a ultima opcao acontecesse! Mas, porem, contudo, entretando, todavia, nao eh bem assim que acontece. E minha opiniao geral eh que a ATIP nao interfere em nada! 

Dentro do prazo dado (30 a 40 dias) recebi os meus resultados (e respondi as perguntas irrespondiveis ao olhar o tracker):

- Oficialmente, a cidadania me foi garantida no dia 3 de fevereiro (no dia em que tudo mostrou como aprovado no sistema)

- No dia 11 de abril, com a justificativa de atrasos por conta do COVID, meu criminal background check expirou e precisou ser resubmetido por um processo interno deles, o que me fez perder a cidadania - olha so um dos "updates" misteriosos que apareceu no meu sistema explicado aqui!

- No dia 09 de maio (tive mais um update misterioso no dia 10), pelo que eu entendo, tudo foi reavaliado e re-garantido.

Aqui esta a explicacao da analise


Aqui eh como aparece em uma outra sessao, o ultimo update que teve


- Uma outra sessao do documento diz que no dia 21 de abril de 22, o meu criminal status mudou pra "not started" (estava como passed no dia 21 de abril de 2021 - minha deducao eh que foi esse o documento que expirou e por isso eu "perdi" a cidadania) - e isso explica o outro "update" misterioso que eu tive no meu sistema. Porem, nesse mesmo dia houveram outros updates nesse item, pra "in progress", "batch send", "no trace reported" e "passed". Ou seja, eles mesmos ja aplicaram pra renovar o background check e ja foi reavaliado no mesmo dia e liberado!

- Em uma outra sessao, diz que no dia 09 de maio foi criado a documento "comemoracao", que foi cancelado no dia 27 de maio (suponho que seja o dia que era pra ter sido a minha "segunda" cerimonia)

Mas tirem suas prorpias conclusoes...


Desde o dia 10 de maio, nao tivemos mais nenhum update misterioso no nosso sistema. Minha conclusao eh que "ja temos a cidadania" (de novo), so temos que aguardar a convocacao. O porque que nao chamaram logo no dia 10 de maio eh um motivo desconhecido por mim. Mas seguimos ai na espera eterna. Pelo menos agora sabemos o que aconteceu (mais ou menos...). Meu unico proximo passo que eu consigo imaginar, caso demore muito, seria contratar um advogado pra resolver isso (ja li casos que funciona relativamente rapido), mas estou na esperanca de nao precisar disso! Ate porque, onde esta meu segundo criminal clearance como "passed" tem um validity date de 21 de abril de 2023 e um tal de due date de 05 de julho de 2022. Sera que eh a data maxima que eles tem pra me chamar?? Ou eh so a data maxima que eles tem pra completar o task? Fica ai no pensamento...

Ate mais,
Mari! xD

PS: se um dia voce tiver a sua ATIP em maos, recomendo ler de tras pra frente, porque o que aconteceu mais recente esta mais em cima. Entao, ao olhar de tras pra frente, voce consegue ver meio que na ordem cronologica o que aconteceu no seu processo!

PS2: foi mal a falta de acentos, mas estou no computador que uso pra estudar e nao consigo colocar por aqui >.<

PS3: pra uma analise mais detalhada ainda, seria bom contratar um consultor de imigracao! Apesar de estar curiosa pra ver uma analise profissinal, acho que consegui destrinchar as informacoes de maneira satisfatoria para mim no momento :)

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Acampamento no Algonquin Park!

 Recebemos um convite no começo do ano pra ir acampar no verão em Algonquin. Depois de muito deliberar, resolvemos aceitar o convite e, tudo o que eu posso dizer é que foi MUIITOOO LEGALL!!

O local escolhido foi o Lake of Two Rivers Campground, no Algonquin Park. O Algonquin é um parque provincial cheio de campgrounds espalhado por ele, bem como trilhas e muitos rios e lagos! Muita vida selvagem também, variando desde passarinhos, chipmunk (esquilo tipo Tico e Teco), passando por alces e cervos, chegando a ursos e lobos! Eles tem um sistema de monitoramento de lobos lá (última vez que foram avistados foi em julho de 2021) e as recomendações pra não atrair ursos (e outros animais noturnos tipo guaxinim) é nao deixar a comida a vista (ou seja, trancar a comida no carro toda a noite ou pendurar numa árvore). Mas o urso da região é o preto, que, segundo as informações deles, é mais simpático e não tão agressivo! :)

Como não sabíamos se íamos gostar ou não da experiência, resolvemos alugar todo o equipamento. Na loja eles oferecem o kit pra duas pessoas com: uma barraca, dois sacos de dormir, dois colchonetes, uma lanterna, um cooler e um fogão a gás. Eles vendem lá mesmo mini botijões de propano pra comprar pra poder usar o fogão. Aprendi que existem vários tipos de barracas, dependendo da temperatura: negativo, 0 ou 10 graus (pra verão). Como a previsão era de ficar abaixo dos 10 graus de noite, optei pela barraca de 0 graus.

Chegamos no parque numa sexta, por volta das 8 da noite, depois de 3h de viagem de Toronto. Estávamos preocupados pra chegar antes de escurecer, pois ainda teríamos que montar nossas barracas e fazer a janta! Acabou que montar a barraca foi MUITO mais FÁCIL do que eu imaginei. Sério. Em menos de meia hora já estava tudo pronto. Aprendi que o frio vem do chão, então, quanto mais longe a "cama" ficar do chão, melhor. Enchemos nosso colchonete assoprando mesmo e foi isso! Uma pessoa levou um aparelhinho bem interessante que enche colchão e é uma lanterna, mas nem precisamos usar!

O local onde a gente ficou era muito bem localizado, perto do banheiro compartilhado com direito a banho de água quente (o que acabou sendo bem bom, porque estava meio frio por lá, chegando a 5 graus de noite). Ou seja, é possível ter um certo conforto no acampamento sim! Todos as áreas tem uma mini "churrasqueira" (ou melhor dizendo, fogueira) e uma tomada. SIM! Uma TOMADA! E eu que achei que acampar era ficar meio off grid, fui pega por mais uma surpresa/aprendizado. Eles permitem ficar até 3 barracas por área de acampamento e algumas pessoas até foram de RV (também conhecido como trailer ou motor home)

Nossa alimentação variou entre muffin, sanduiches de queijo e presunto, hamburguer, ovo, bacon, castanhas, melancia e smores! O que me levou pra mais um aprendizado: camping não é lá muito eco-friendly, a não ser que você só coma frutas e cace sua própria comida. O tanto de plástico/lixo produzido não é brincadeira. Aliás, se você colocar no balanço a gasolina que gasta pra chegar até lá, a questão ambiental vai ladeira abaixo.

Apesar da previsão de frio, não passei frio na primeira noite. Já na segunda, senti um friozinho no pé, mas nada insuportável. Os dias foram não muito frios, com um pouco de chuva durante a tarde. Me surpreendi que consegui dormir de boas no chão, sem acordar quebrada no outro dia (só um pouco rsrs mas nada que minha quiroprática não pudesse resolver). 

Fizemos uma trilha nível difícil (mas não foi difícil não, só tinha umas subidas. Mas tinha até senhorzinhos fazendo!) e depois fomos ao centro de visitantes, onde tinha um painel que as pessoas podiam colocar os animais avistados no dia. Colocamos nosso chipmunk, mas vimos que algumas pessoas já tinham visto alce e cervos por lá!! <õ> o centro de visitantes é bem legal, com muita informação interessante! O pessoal também alugou uma canoa pra passear pelo lago que tinha lá perto!

O último dia foi o que teve a melhor temperatura! Solzão, calorzinho, pena que estávamos arrumando as coisas pra ir embora. Descobri que desmontar a barraca é muito mais demorado do que montar! Depois de tudo no carro, foi só partir pra casa! :D uma coisa pra lembrar é ficar de olho na gasolina, porque não tem posto muito perto e todas as trilhas lá são longe e precisam de carro pra chegar. Então, cuidado pra não ficar sem!

No geral, foi muita experiência bem boa e com certeza iremos repetir no futuro! E só voltei pra casa com 3 picadas de mosquito xD (eles não estavam tão ativos enquanto estávamos por lá não)

 Na trilha

Banheiro!

Caminho pro lago!

Lago (num dia não tão bonito)

Será que estava frio?

Vista de longeee

Escaladores

Trilha

Trilha

Fazendo churrasco numa churrasqueira portátil descartável

Espaço que eles fornecem pra acender fogueira

Primeiro jantar! E um item que não pode faltar de jeito nenhum no kit acampamento: lanterna de cabeça (ou portátil) pra poder andar de noite até o banheiro haha

Café da manhã


Almoço (defumados)

Café da manhã

Será que estava frio??

Barracas montadas!

Chegando no parque. O mais legal é que eles tem uma estação de rádio própria onde fornecem informações gerais!

Janta

Smores

<3

Até mais,

Mari! =D