Nossaa! Quanto tempo que eu não venho mais aqui postar! Sinto tanta falta!! Mas as coisas andam meio corridas, mas ao mesmo tempo paradas na minha vida, que nem tem nada de interessante pra postar! Muita coisa aconteceu depois da minha viagem pros EUA. De qualquer forma, um pessoal que vai pra Dells esse ano encontrou meu blog e entrou em contato comigo e eu vejo eles comentando as coisas que me lembram minha época pré viagem *-* aquela ansiedade boa e vontade de informações que me bateu uma saudadee *-* (bons tempos!)! Dei uma passada por aqui e tive umas ideias de postagem: esse ano tenho planejado pra ir a um congresso em novembro em Atlanta, que eu poderia contar como será a viagem (e todos os processos de visto e tudo que eu tive fazer novamente =P). E é isso o que eu farei! hahaha
Primeiramente, tive que renovar o meu passaporte, que já tinha vencido (vence depois de 5 anos de feito). Esse processo foi relativamente tranquilo. No site da Polícia Federal tem todas as informações necessárias e o que se deve fazer passo a passo. Só seguir tudo direitinho que não tem erro! Tem uma taxa pra pagar de R$ 156,07, antes de ir pro posto da Polícia Federal pra tirar as digitais e a foto (aqui em Brasília, fui ao Na Hora da rodoviária. Cheguei cedinho, antes do Na Hora abrir, mas tinha uma fila enoorme. Felizmente nem todas as pessoas iam passar na Polícia Federal e não tive que esperar muito pra ser atendida). Cerca de uma semana depois tive que voltar lá pra pegar meu passaporte pronto (eles só entregam pro solicitante)
Depois que o passaporte chegou, tive que solicitar meu visto americano (porque o meu antigo era J1 válido por 4 meses e não de turista). Como o objetivo da minha viagem é ir a um congresso, tive que tirar o visto B1/B2 (negócios e turismo), ao invés de ser apenas o B2 (turismo), pois congresso é considerado um tipo de "negócio".
Neste site tem um passo a passo de como solicitar um visto americano. A primeira coisa a se fazer é preencher o formulário DS-160 (que pede aquele montãão de informações sobre você e tem aquele monte de pergunta, sobre organizações que você possa participar ou crimes que porventura tenha cometido - entre outras coisas). Separe pelo menos umas duas horas pra preenchê-lo (lembro que pensei num dia de noite "vou preencher isso rapidinho" e só fui dormir depois de meia noite -.-' huahauah)
Depois de preenchido o DS, eles pedem pra se pagar uma taxa de R$ 368,00 (se não me engano). Após o pagamento da taxa (pela internet ou boleto) abre a opção pra você marcar o dia de ir pro CASV (que é uma etapa nova que eles fizeram pra agilizar o processo do visto, se comparado com a última vez que eu o tirei há 3 anos - como o tempo passa rápido!!) e o dia da entrevista
Marquei pra ir ao CASV num domingo (felizmente tinha essa opção \õ/). O CASV em Brasília fica no Venâncio 2000 (ao lado do Patio Brasil). Não adianta chegar muito mais cedo que o horário agendado, porque você só será atendido da hora que marcou (na porta tem até um recadinho dizendo que não pode entrar antes e nãoseimaisoque). Se não me engano, não pode entrar com celular e coisas assim (tem um guarda-volumes espertinho bem em frente pra guardar essas coisas). As únicas coisas que eu precisei foram meu passaporte antigo, meu passaporte atual e a cópia do meu DS-160.
Na hora marcada eles chamam as pessoas do horário e formam uma fila, onde uma pessoa confere os documentos (e me fez umas perguntas, como se eu já tinha visto americano e coisas assim). Depois eu fui pra outra fila, onde eles tiraram minha foto pro visto e as digitais. Todo o processo não demorou mais que 20 minutos (de puro nervosismo no meu caso hauhauha mas nem precisava me preocupar, porque foi de boa. Eu olhava pro lado e via pessoas com mil documentos nas mãos e eu só com meu DS hauhauha, mas eles nem pedem nada. Só o DS e o passaporte mesmo)
Meu visto estava marcado pra terça daquela semana mesmo (se não me engano... já faz um tempinho =P) e lá fui eu com minha pasta de documentos pra Embaixada Americana. Lá ainda é mais chato com coisas que não pode entrar (e também tem um guarda volumes maroto na entrada). Teve gente que teve que deixar coisas como batom lá, porque não pode entrar nada mesmo (basicamente, só a chave do carro e os documentos)!
Depois que um guardinha na porta fala a lista de coisas que não pode entrar, as pessoas entram e passam por um detector de metais (como nos aeroportos) e vão até um salão, onde tem as cebines, onde serão as entrevistas. Antes de entrar, eles pediram meu passaporte (que acho que eles separam de acordo com a hora que o visto foi marcado) e me perguntaram o motivo da viagem (eu disse que ia a um congresso e o mocinho me pediu um comprovante. Eu entreguei um papel que eu imprimi em casa com a programação e informações sobre o congresso, mas acho que não era válido, porque o mocinho me devolveu logo em seguida hahah - e eu fiquei preocupada de não estar nada certo e eles recusarem o visto =x huahauha).
Depois de esperar um pouco sentada (vendo pessoas com pastas giganteescas de documentos e eu com minha pastinha e meia dúzia de papeis), eles chamaram meu nome junto com o grupo de pessoas que ia ser atendido naquela hora (isso foi cerca de 10 minutos antes do horário que eu estava marcada). Então, fui para uma fila, que ficava próxima as cabines onde aconteciam as entrevistas (mó nervoso <õ>). Uma a uma as pessoas (ou grupos de pessoas, quando eram em família) iam fazendo a entrevista até que chegou a minha vez. O mocinho me fez várias perguntas, como pra onde eu ia, o motivo da viagem, quem ia pagar a viagem, qual era minha profissão, onde eu trabalhava e eu respondi prontamente a todas elas. Até que ele parou, ficou digitando um tempo (e eu esperando preocupada hahah) até que ele disse "parabéns, seu visto foi aprovado. Boa viagem =)" e eu fiquei tipo "só isso?" hauhauaha e fui embora aliviada e feliz de lá \õ/
Cerca de uns 10 dias depois (acho que foi menos, não lembro direito), meu visto chegou em casa \õ/ e eu pude começar a procurar passagens e lugar pra ficar... mas essa história fica pra outro post =P
Beijos!
Mari =)