Para quem não conhece, o OSAP é um progama de assistência do governo de Ontário para estudantes nacionais (residentes permanentes ou cidadões canadenses) pagarem pelos seus estudos superiores. Esse programa vai analisar a renda familiar e os gastos com o curso pra determinar quanto que a pessoa é elegível pra receber. Dependendo de como for, o valor pode ser dado ou emprestado. Se for emprestado, o estudante só precisa começar a pagar o valor 6 meses depois que acabar o College, sendo que os juros só começam a ser contados quando as aulas acabam. Os pagamentos são feitos em parcelas de no mínimo $25 CAD durante um período de no máximo 9 anos e meio, sendo que é possível quitar tudo a qualquer momento (inclusive, antes de acabar os estudos, caso a pessoa tenha o dinheiro suficiente).
Depois de decidir retomar os estudos aqui, a Financial Officer do College me deu algumas opções de pagamento: pagar o College mensalmente durante o curso (ia dar uns 1000 por mês por um ano e meio <õ>), pagar o College por 3 anos (ia dar uns 500 por mês, mas nessa opção eles cobram juros) ou pegar um OSAP. Eu comentei que eu não teria dinheiro total logo de cara, então, ela me sugeriu fazer o OSAP.
Marcamos um dia por telefone pra ela me ajudar na aplicação online. Surpreendentemente achei o site muito friendly e muito informativo. Eles adicionaram uma etapa agora em que você tem que ler informações sobre o programa e acertar as respostas pra poder seguir a aplicação (tipo um mini teste pra saber para o que você está aplicando e os termos do programa). Isso foi o que mais demorou na aplicação. No final, eles te dão um número pra fazer log in no site e acessar o seu processo.
O que eu achei interessante é que você pode fazer a aplicação pro OSAP pra vários processos diferentes (porque muita gente aplica pra vários Colleges e Universities antes de saber qual que vai cursar) e finalizar só o que realmente precisa. Outra coisa é que precisa fazer uma nova aplicação pra cada ano do curso (o que faz sentido, porque eles analisam a renda familiar e isso muda anualmente).
Depois de passado essa etapa, começa o pedido de informações pessoais (como renda familiar, se você espera trabalhar durante o College, se é casado e tem filhos) e do College (campus, curso e duração do curso - as opções disponíveis já estão no site, você só tem que escolher qual optou). Depois de tudo preenchido, aparece a opção de fazer o upload dos documentos: no meu caso foi um contrato pra eu assinar, um pro Armando assinar (autorizando eles checarem informações dele e se as informações estavam corretas), certidão de casamento e identidade (comprovando que é cidadão ou residente permanente). Além disso, eles entram em contato com o College para o College fornecer outras informações necessárias.
Nesse momento, eles já calculam quanto que você provavelmente será elegível pra receber. Como minhas aulas começam em maio, eu tive que usar informações financeiras de 2019. Se as aulas fossem começar em setembro, usaria as informações do ano anterior. Eu achei (e estava me preparando psicologicamente pra isso) que eles emprestavam somente o dinheiro pra tuition do College. Mas estava enganada quando vi a estimativa que eles fizeram baseado nas informações, já que o valor que eu iria receber no primeiro ano era maior que o valor do curso inteiro!
Quando perguntei pra Financial Officer, ela me explicou que a parte desse dinheiro correspondente a tuition do primeiro ano e vai ser dado direto pro College, mas que eles incluem no cálculo custos com livros e até mesmo com a vida (tipo alimentação e transporte) pra ajudar no curso. Ela sugeriu que eu poderia usar esse dinheiro pra semana que eu vou ter que fazer de aula prática, por exemplo. Esse dinheiro extra é depositado na minha conta algumas semanas depois de começar o semestre (porque o College tem que confirmar pro Osap que eu realmente estou estudando lá pra eles darem o dinheiro).
Uns dias depois de tudo preenchido, recebi um email pra preencher o Master Student Financial Assistance Agreement, que é pra você aceitar os termos do empréstimo mesmo. Além disso, é nesse momento que eu forneci as informações do banco para receber o dinheiro. Pra isso, tem que criar uma conta no CGKey (eu usei a mesma conta que fiz a aplicação pra residência permamente) e usar um número fornecido pelo OSAP.
Enquanto isso estava rolando, eles já estavam analisando meus documentos, e notaram que eu escrevi errado a data do meu casamento -.-' aí eles entraram em contato com o College (achei isso estranho, mas tudo bem) e pediram pra ela me pedir pra escrever uma carta confirmando qual a data que era correta e fazer o upload da mesma no sistema. Fiz isso meio insegura, porque parecia uma coisa tão simples, mas quando fui fazer o upload tinha uma informação dizendo que eu deveria preencher todo o formulário de novo, mas em papel, caso eu quisesse mudar alguma informação. No fim, decidi seguir o que a moça falou (só a carta e fim) e ver que que dava. Na pior das hipóteses, só teria que preencher de novo. Mas no fim, nem precisei! Só a carta foi suficiente mesmo \õ/
Surpreendentemente, exatamente uma semana depois de todo esse processo eu recebi um e-mail confirmando a aprovação do dinheiro que eu fui elegível (a maior parte emprestada, mas uma pequena quantidade dada), e dizendo que a próxima etapa é o depósito do mesmo na minha conta assim que as aulas começarem ! \õ/
Até mais,
Mari! xD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade a postar coisas aleatórias, coisas úteis, coisas inúteis, desabafos, reclamações e sugestões! =)